GUIA DO FESTIVAL SUPER BOCK SUPER ROCK

Publicado a
Atualizado a

DIA 26


PRIMITIVE REASON

Palco Super Bock XL, 18.00

Da mistura entre reggae, ska, thrash ou rock nasceram os Primitive Reason. 11 anos depois do primeiro álbum, a festa continua a ser o objectivo, sem esquecer condimentos tribais.

DAPUNKSPORTIF

Palco Quinta dos PortuguesesWorten, 19.05

Dois músicos dos finados Pigs In Mud, que chegaram a gravar um EP e um álbum, atiram-se de cabeça ao rock . Há quem lhes chame os Queens of the Stone Age portugueses.

ALICE IN CHAINS

Palco Super Bock XL, 19.25

O regresso do grunge. Depois da morte do vocalista Layne Stanley, os Alice in Chains estão de volta, desta vez com Phil Anselmo dos Pantera a assegurar a voz.

IF LUCY FELL

Palco Quinta dos Portugueses Worten , 20.40

O extremo do rock underground português é representado pelos If Lucy Fell. You Make Me Nervous, do ano passado, é para já o seu único registo de um grupo que se movimenta num nicho.

DEFTONES

Palco Super Bock XL, 21.00

No rock de final de 90, os Deftones tornaram-se ídolos de uma geração, também ligada ao movimento nu metal. Alguns anos depois, Chino Moreno e companhia tentam provar que sobrevivem a todas as modas e que a sua música é muito mais do que uma simples descarga de adrenalina.

X-WIFE

Palco Quinta dos PortuguesesWorten, 22.25

Eles foram uma das primeiras bandas portuguesas a assegurar a tradução directa de alguns dos novos fenómenos do rock de princípio do século. Side Effects, o seu segundo álbum, serve agora como pretexto para um regresso sempre saudado.

PLACEBO

Palco Super Bock XL, 22.45

Em Portugal, os Placebo, personalizados na figura andrógina de Brian Molko cresceramaté atingirem o terceiro lugar da tabela de vendas com o último disco Meds. Mas, para trás, há uma carreira que conta com cinco álbuns, uma colectânea, telediscos memoráveis e canções inspiradas em personagens peculiares. Without I'm Nothing, Slave to the Wage ou Bitter End, não devem faltar no alinhamento de uma banda das bandas de maior culto em solo nacional.

VICIOUS 5

Palco Quinta dos Portugueses Worten, 00.10

Tal como os If Lucy Fell, os Vicious 5 fazem parte de um novo movimento de bandas de rock ligadas a círculos como a Galeria Zé dos Bois. Os autores de Up on The Walls encabeçam um grupo de bandas que tanto deve a uma estética arty como aos seus equivalentes internacionais mais populares, Strokes ou Hives incluídos. Depois de algumas primeiras partes e concertos por todo o país, o momento mais mediático de uma digressão ainda em curso.

TOOL

Palco Super Bock XL, 00.40

Se há banda que é alvo de um culto transversal a músicos, apreciadores de rock ou metal, são os Tool. Depois de um hiato de quatro anos, a banda está de volta com 10000 Days, de novo composto por canções extensas e uma embalagem onde sobressaem óculos a três dimensões. Esta é a segunda passagem por Portugal. C

DIA 7

EDITORS

Palco Super Bock XL, 18.00

Com ouvidos apontados aos anos 80 em especial a bandas como os Chameleons ou a Joy Division, os Editors formam com os She Wants Revenge e os Interpol uma espécie de triângulo das bermudas da recuperação do som cinzento inglês. À medida que The Back Room, o seu álbum de estreia, vai sendo descoberto mais ouvintes se vão aglutinando à sua "causa".

THE WEATHERMAN

Palco Quinta dos PortuguesesWorten , 18.50

De Gaia para o resto do país, Alexandre Monteiro é The Weatherman. Cruisin' Alaska foi o seu primeiro passo dado a solo numa carreira promissora mas com poucos palcos ainda.

DEUS

Palco Super Bock XL, 19.10

Dentro das bandas que a geração X, ligada à Rádio XFM, foi capaz de lançar, os dEUS continuam com uma camada de fãs fortíssima. A comprová-lo, duas Aulas Magnas cheias para receber a apresentação do último álbum Pocket Revolution. O regresso ao formato festival já não é novidade para uma banda com diversas passagens, por exemplo, pelo Sudoeste.

PEACE REVOLUTION

Palco Quinta dos Portugueses Worten, 20.15

Em 2006, um duo português com interesse pela música electrónica conotada com a Europa mas também com as especiarias sonoras próprias da Índia. Provavelmente, o primeiro grande teste ao vivo com um disco homónimo ainda desconhecido para muitos.

THE CULT

Palco Super Bock XL, 20.35

O regresso dos históricos britânicos. Encabeçados pelo histórico Ian Astbury e pelo guitarrista Billy Duffy, eis o retorno de uma banda capaz de começar no pós punk e acabar no rock megalómano de estádio. She Sells Sanctuary pode ser o momento mais alto de um concerto nostálgico.

LINDA MARTINI

Palco Quinta dos Portugueses Worten, 21.50

Algures entre a eloquência e timidez de Manel Cruz e as atmosferas dos Explosions in the Sky, os lisboetas Linda Martini procuram provar por que razão são tão falados entre as bandas sem álbuns editados. De resto, o lançamento do disco está para previsto para Junho.

KEANE

Palco Super Bock XL, 22.10

Com um novo álbum na manga e a memória de um concerto na Aula Magna há menos de um mês, os Keane vêm mostrar Under the Iron Sea, o sucessor do mui bem sucedido Hopes and Fears.

THE LEGENDARY TIGER MAN

Palco Quinta dos Portugueses Worten, 23.35

Um dos principais activistas do movimento de rock de Coimbra, Paulo Furtado, desmultiplica-se em múltiplas personalidades. Enquanto Legendary Tiger Man faz-se acompanhar de uma guitarra e de uma bateria num autêntico one man show. Depois dos auditórios, a vez de um concerto em espaço aberto.

FRANZ FERDINAND

Palco Super Bock XL, 00.00

Entre as novas bandas de rock , com bilhete de identidade no novo século, os Franz Ferdinand são provavelmente a melhor sucedida. Admiradores das escolas Kinks ou Beatles mas também do pós punk, conseguiram com dois álbuns tornar-se numa das bandas mais reconhecidas dos últimos anos. C


DIA 8

KALIBRADOS

Palco Super Bock XL, 18.00

O nome Kalibrados é à partida desconhecido mas este colectivo que junta o rap à tradição angolana é igualmente um dos mais populares no seu país de origem. Depois de uma bem recebida actuação no Super Bock Super Rock de Angola, o direito a uma passagem pelo equivalente português.

COLECTIVO FOOTMOVIN

Palco Quinta dos PortuguesesWorten, 19.05

Ligada ao DJ Bomberjack, a editora Footmovin, que já lançou nomes como MAC ou Sir Scratch, apresenta-se no festival para mostrar novos valores no hip hip nacional, entre os quais se destaca a dupla SP & Wilson.

BOSS

ACPalco Super Bock XL, 19.25

Com três álbuns editados e uma enorme popularidade que lhe valeu dois coliseus em nome próprio, Boss AC é hoje o maior rapper nacional. Ritmo, Amor e Palavras, o seu último disco, é também um dos maiores fenómenos de vendas entre músicos portugueses, estando já perto da dupla platina. Ao vivo, Boss AC faz-se acompanhar de uma banda que tanto inclui um DJ como um teclista e um baterista.

MERCADO NEGRO

Palco Quinta dos Portugueses Worten 20.40

Messias, o vocalista do Mercado Negro, tem o seu lugar garantido na história do reggae nacional. Primeiro como percussionista dos Kussondulola e depois com o seu grupo, o Mercado Negro, assinou três dos melhores discos da vida ainda curta deste género, em Portugal. Aquecimento Global, apenas com semanas de vida é o novo trabalho de uma banda que procura a festa sem perder qualquer tipo de consciência social.

PHARRELL

Palco Super Bock XL, 21.00

Se há nome respeitado dentro do hip hop mundial, trata-se de Pharrell Williams, que ainda há dois anos atrás cantava She Wants to Move, nos N.E.R.D. Com o primeiro álbum a solo prestes a ser lançado, Pharrell não deve deixar de mostrar por que razão é tão requisitado dentro e fora do seu habitat natural, o hip hop.

FACTOS REAIS

Palco Quinta dos Portugueses Worten, 22.05

Editados pela nortenha Matarroa, os Factos Reais são um dos colectivos que une o rap à raiz africana dos seus elementos. Plano B foi, nesse capítulo, uma surpresa agradável num panorama com um crescimento demográfico assinalável.

50 CENT

Palco Super Bock XL, 22.25

Provavelmente é hoje o maior rapper mundial. 50 Cent é ao mesmo tempo campeão de vendas na música e actor. Em Portugal, assinou o primeiro grande concerto da história do hip hop do lado de cá, em Outubro no Pavilhão Atlântico. Candy Shop é o tema emblemático de um MC no pico de carreira.

MIND DA GAP

Palco Quinta dos Portugueses Worten, 00.00

Edição Ilimitada, o novo álbum dos Mind Da Gap é tido como mais adulto. Nada que surpreenda ou não fosse este um dos colectivos com uma história mais rica dentro do hip hop nacional. Todas as novidades sobre o novo álbum e não só neste concerto.

PATRICE

Palco Super Bock XL, 00.30

O alemão Patrice é considerado um dos embaixadores do novo reggae. Um fenómeno recente de popularidade capaz de encher o Coliseu no ano passado. C
Copiar documento completo        

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt