Guerra da pandemia vai juntar-se à guerra de Putin?
O inverno aproxima-se e além do tormento do conflito na Ucrânia, de um eventual racionamento de energia, alta da taxa de inflação e subida sucessiva das taxas de juro, podemos viver, nos próximos meses, uma "pandemia tripla", como alertam os entrevistados de hoje no DN, Patricia Akester e Filipe Froes. A especialista em Direito e o médico pneumologista, que ocupou a função de coordenador do gabinete de crise covid-19 da Ordem dos Médicos, deixam alertas para a preparação que vai ser exigida nos meses frios.
Apesar de uma certa fadiga, quer da parte dos profissionais de saúde quer da população em geral, os comportamentos poderão ter de ser reajustados e preventivos. Usar máscara ou desinfetar as mãos podem voltar a ser consideradas boas práticas em época de "pandemia tripla", ou seja, quando a covid-19 se junta à gripe e às infeções respiratórias graves. Uma tripla perigosa, sobretudo, para os mais velhos e os mais vulneráveis.
As vacinas vão perdendo a sua eficácia e o vírus vai voltando a ganhar terreno fértil onde se reproduz, até porque "se aproximam duas grandes ameaças", ou seja duas variantes e com "maior capacidade de transmissão", alerta Filipe Froes. Há medida que o tempo chuvoso chega, é preciso lembrar que a pandemia ainda não acabou. Provavelmente cada um de nós já conhece, pelo menos, uma pessoa a quem, recentemente, foi diagnosticada a covid-19.
Hoje vivemos várias pandemias. Como lembram os entrevistados, há o "pandemónio" dos efeitos de longo covid, a pandemia do cansaço dos profissionais de saúde, da falta de diagnósticos a tempo e horas nos hospitais, da parca saúde mental de muitos portugueses, da resistência cada vez maior aos antibióticos, da desinformação e até da arriscada politização do conhecimento científico.
Espera-se que, após mais de dois anos a lidar com a doença, se tenham aprendido já algumas lições para o futuro. Hoje já é dia 4 de novembro e só ontem ouvimos o governo falar no regresso das reuniões do Infarmed. E sobre as diretrizes de saúde para enfrentar a estação mais desafiante do ano pouco se sabe. Vale a pena lembrar os acontecimentos que marcaram as nossas vidas desde março de 2020 - e a esse propósito o DN e os autores Patricia Akester e Filipe Froes lançam um livro na próxima segunda-feira com o título A Pandemia que revelou outras Pandemias - Contributos para o Conhecimento - para que não nos esqueçamos do que passámos e de como a desinformação tentou, tantas vezes, toldar o conhecimento e as tomadas de decisão.
Diretora do Diário de Notícias