O portal do cidadão muda de nome para ePortugal, assumindo o lugar do Portal do Cidadão e do Balcão do empreendedor e agregando mais serviços públicos 'online'..Segundo o Governo, o ePortugal (eportugal.gov.pt) pode ser utilizado através do computador, telefone ou 'tablet', disponibiliza informação sobre mais de 1200 serviços públicos para cidadãos e 1.300 para empresas e permite o acesso a serviços que dispensam deslocações a lojas ou pontos de atendimento..Este novo portal, que surge no âmbito da Estratégia para a Transformação Digital na Administração Pública, centraliza um conjunto de serviços e aplicações, entre os quais o Mapa do Cidadão, com georreferenciação de todos os serviços da Administração Pública, a Agenda de Cidadão, a Bolsa de Documentos e as Certidões Online..Serviços como a alteração de morada ou a renovação do Cartão de Cidadão também estarão disponíveis neste espaço, assim como a consulta da situação fiscal, social e de saúde, a obtenção eletrónica de senhas de atendimento e o acompanhamento do estado das filas de espera para serviços nas Lojas de Cidadão..O ePortugal pode ser usado por qualquer cidadão, nacional ou estrangeiro, empresa ou entidade que necessite de interagir com a Administração Pública..Segundo o Governo, a natureza interativa do portal é também reforçada com a implementação do SIGMA, o assistente virtual que garantirá o esclarecimento rápido de dúvidas e o apoio à navegação..O lançamento do Portal da Administração Pública ePortugal foi hoje aprovado em Conselho de Ministros e apresentado pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa numa cerimónia em Lisboa..Segundo uma nota do Conselho de Ministros, a mudança surge 15 anos depois do lançamento da primeira versão do Portal do Cidadão.