GNR resgata 151 migrantes ao largo de Crotone, em Itália

GNR participou em missão integrada na agência europeia de controlo de fronteiras Frontex.
Publicado a
Atualizado a

A Guarda Nacional Republicana resgatou este sábado com vida 151 migrantes, 35 dos quais crianças, ao largo de Crotone, em Itália, no âmbito da missão que está a realizar integrada na agência europeia de controlo de fronteiras Frontex.

Em comunicado, a GNR indica que durante uma ação de patrulhamento a lancha "Bojador" detetou às 13:35 de sábado uma embarcação de pesca que se dirigia para a costa italiana, em que eram visíveis várias pessoas.

"Encontrando-se apenas no local a Lancha de Patrulhamento Costeiro Bojador e dado o número avultado de pessoas a bordo, foi dada indicação para manter a vigilância e aguardar a chegada de uma outra embarcação pertencente à Guardia Costiera, para se dar início à operação de resgate", indica a Unidade de Controlo Costeiro da GNR.

A transferência de migrantes foi dada por concluída às 16:00, tendo em seguida decorrido o deslocamento ara o Porto de Crotone, "onde desembarcaram em segurança todos os migrantes resgatados, dando-se a operação por concluída já na madrugada do 28 de maio".

A Guarda Nacional Republicana, através da Unidade de Controlo Costeiro, projetou a lancha de patrulhamento costeiro "Bojador" na operação conjunta "THEMIS 2023" - Itália, sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (Frontex), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça, que decorrerá até 12 de julho de 2023.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt