Gala FIFA ao minuto

O craque português venceu a edição de 2013 da Bola de Ouro. Messi ficou em segundo lugar com Franck Ribéry a ficar em terceiro na votação.
Publicado a
Atualizado a

19.01 - Cristiano Ronaldo é eleito o melhor jogador do mundo. Muito emocionado o craque português aproveitou para agradecer a várias pessoas próximas de sí, como a família, o empresário Jorge Mendes, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, e sem esquecer Eusébio.

18.59 - Ronaldo, Messi ou Ribéry. Um deles será galardoado com a Bola de Ouro.

18.56 - Nadine Angerer é a melhor jogador do ano. A capitã da seleção alemã foi peça chave na vitória da Alemanha no recente Europeu de futebol feminino.

18.52 - Será agora eleita a melhor jogadora do mundo. O prémio sera entregue por Mia Hamm, duas vezes vencedora do prémio.

18.50 - Pelé muito emocionado revela que sempre teve "ciúmes" dos jogadores que tinham uma Bola de Ouro. De recordar que durante muitos anos o prémio era apenas destinado a jogadores a atuar da Europa.

18.48 - São mostradas imagens de Pelé ao longo dos vários Mundiais.

18.45 - Joseph Blatter entrega agora a Bola de Ouro honorária a Pelé.

18.40 - Apresentado o último nomeado para a Bola de Ouro, Franck Ribéry.

18.39 - "Estou muito orgulhos por estar aqui, queria congratular os outros nomeados e desejar boa sorte aos nomeados do grande prémio. Que ganhe o melhor", afirmou Zlatan Ibrahimovic.

18.38 - O Prémio Puskas é entregue ao sueco Zlatan Ibrahimovic.

18.34 - O prémio Fair Play é entregue pelo sul-africano Tokyo Sexwale e o Príncipe Ali Bin Hussein, da Jordânia, à Federação de Futebol do Afeganistão, que deu ao seu povo o primeiro jogo da seleção nacional afegã em 10 anos.

18.26 - Os três brasileiros falaram sobre o seu desejo de verem uma vitória brasileira no próximo Mundial.

18.22 - São chamadas ao palco três lendas brasileiras: o único jogador a ter ganho três mundias, Pelé, o capitão da seleção brasileira campeã do mundo, em 1962, Amarildo, e o bicampeão mundial, e capitão em 2002, Cafu.

18.21 - Depois de uma apresentação do músico Marc Sway, são mostradas imagens dos vários títulos do Brasil em mundias de futebol.

18.13 - O vídeo de mais um nomeado para a Bola de Ouro, Lionel Messi, vencedor das últimas quatro edições, é mostrado.

18.11 - ""Signfica muito ganhar este prémio no fim da minha carreira. Há dez anos eu não sonharia sequer com isto. Estou muito contente por estar aqui", sublinhou Jupp Heynckes.

18.10 - Como seria de esperar, Jupp Heynckes leva o troféu.

18.09 - Alex Ferguson, já retirado, Jürgen Klopp e Jupp Heynckes, que venceu tudo ao serviço do Bayern Munique, saberão agora quem foi o treinador do ano.

18.07 - O prémio vai para Silvia Neid, que já havia vencido em 2010, e que foi campeã europeia aos comandos da seleção alemã.

18.06 - São apresentados os três nomeados a treinador do ano, no futebol feminino: Ralf Kellermann, Silvia Neid e Pia Sundhage.

18.03 - O vídeo de apresentação de Cristiano Ronaldo é agora projetado.

18.02 - É agora mostrado um vídeo de homenagem a Eusébio da Silva Ferreira.

18.00 - Por seu lado, Neymar, diz que não sentirá qualquer pressão, porque jogar um Mundial é um "sonho de criança".

17.59 - "Tenho viajado muito pelas cidades sede do Brasil e tenho visto grande entusiasmo com o Mundial. É oportunidade para mostrar que temos grandes jogadores e somos bons organizadores", disse Ronaldo, que venceu a Bola de Ouro por duas vezes, em 1997 e 2002, e que faz parte do Comité Executivo do Mundial 2014.

17.55 - É reservado agora um momento para a próxima grande competição da FIFA, o Mundial 2014, no Brasil. A modelo Adriana Lima, o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, o "fenómeno" Ronaldo, e Neymar, sobem ao palco.

17.53 - "Agradeço ao presidente Blatter o prémio. Quando descobri que ia vencer este prémio olhei para lista dos antigos premiados e vi nomes como Alex Ferguson, Beckenbauer, Pelé e Desmond Tutu, entre outros", afirmou Jacques Rogge.

17.50 - O Prémio Presidencial é entregue a Jacques Rogge, ex-presidente do Comité Olímpico Internacional. "A sua visão e diplomacia levaram os Jogos Olímpicos a uma nova era", afirmou Blatter.

17.46 - Joseph Blatter, presidente da FIFA, entregará a agora o Prémio Presidencial.

17.43 - Recapitulando o onze ideal para a FIFPro: Neuer, Lehm, Sérgio Ramos, Thiago Silva e Daniel Alves; Xavi, Iniesta e Ribéry; Cristiano Ronaldo, Messi e Zlatan Ibrahimovic. De destacar a ausência do português Pepe, que estava na lista inicial de nomeados.

17.38 - Manuel Neuer, do Bayern Munique, é o guarda-redes. Lahm, também dos germânicos, Sérgio Ramos, do Real Madrid, Thiago Silva, do PSG e Daniel Alves, do Barcelona, completam a linha defensiva. Os médios são Xavi e Iniesta, do Barcelona, bem como Ribéry. Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic são os avançados.

17.36 - Zinedine Zidane e Michael Ballack entregam os troféus à equipa do ano para a FIFA.

17.34 - São agora apresentados os golos e os jogadores nomeados para o melhor golo do ano, que será premiado com o Prémio Puskas: Neymar, Matic e Zlatan Ibrahimovic.

17.33 - Sobem agora ao palco os nomeados para melhor jogador do mundo: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Franck Ribéry, bem como as três nomeadas para melhor jogadora do mundo: Nadine Angerer, Marta e Abby Wambach.

17.31 - Começa a cerimónica, Ruud Gullit e Fernanda Lima sobem ao palco como anfitriões da cerimónica.

16.58 - Ultimam-se os preparativos para o início da Gala, às 17.30. As estrelas já começam a ser encaminhadas para os seus lugares.

16.50 - O jornal alemão Bild, citando fontes próximas da FIFA, afirma que Cristiano Ronaldo será o vencedor da Bola de Ouro de 2013.

- Lionel Messi continua a ser destaque não só pelos golos, como também pelos fatos, apresentando-se inteiramente de vermelho. O argentino já se encontra a distribuir autógrafos.

- "Pode ser a coroação da minha carreira, não só como jogador, mas como treinador. Vamos ver o que vai acontecer", afirmou Heynckes, que referiu que Messi, Ronaldo e Ribéry, são grandes jogadores.

- "É uma honra estar aqui, e espero que as pessoas tomem a decisão certa, Jupp Heynckes ganhou tudo e é o favorito", afirmou Klopp, treinador do Borussia Dortmund.

- Jürgen Klopp, Jupp Heynckes, nomeados para Melhor Treinador do Ano, também já passaram pela passadeira vermelha.

- Cristiano Ronaldo está neste momento a conviver com os fãs que se encontram na passadeira à espera dos craques.

- Thiago Silva e Zlatan Ibrahimovic, do Paris Saint Germain, vão tirando fotos e dando autógrafos aos presentes. Os dois jogadores deverão ser eleitos para o onze do ano para a FIFA.

- Nemanja Matic, jogador do Benfica, está a distriubuir autógrafos aos fãs que se encontram presentes em Zurique. O sérvio dos encarnados está nomeado para o Prémio Puskas, devido a um golo apontado ao FC Porto na época passada. Recorde-se que o jogador deverá estar a caminho do Chelsea nos próximos dias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt