Futebol: Benfica - Adeptos vão chamar mascote Vitória no Dia da Águia

Publicado a
Atualizado a

Lisboa, 09 Abr (Lusa) - Os espectadores do Benfica-Académica, sábado, na 24ª jornada da Liga de futebol, vão poder participar no tradicional chamamento da mascote Vitória, numa campanha contra o perigo de extinção da águia imperial, no Estádio da Luz.

"O lema da iniciativa é 'Planta esta ideia e protege o habitat da Vitória'. Queremos consciencializar os portugueses para o perigo de extinção da águia imperial devido à degradação do seu habitat, a floresta mediterrânica, de sobreiros e azinheiras", disse à Agência Lusa a responsável do World Wide Fund for Nature Mediterrâneo (WWF), Ângela Morgado.

A iniciativa do WWF e do Benfica inclui a distribuição de megafones aos espectadores da partida entre "águias" e "estudantes" para poderem chamar a mascote treinada pelo espanhol Juan Barnabé, como acontece antes do início de cada partida na "Nova Catedral".

Além de um passatempo para oferecer bilhetes para o jogo, foi também elaborado um vídeo de promoção no qual é simulada a plantação de um sobreiro no relvado da Luz.

A águia imperial é uma ave de rapina, que pode atingir dois metros de envergadura, e que se pensava extinta em Portugal, nomeadamente depois das campanhas do trigo, na década de 1930.

No entanto, entre 2002 e 2004, foram confirmados casos de reprodução em Portugal, estimando-se a sua população actual, cujo habitat são os montados de azinho e sobro, entre dois e cinco casais.

HPG.

Lusa/Fim.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt