Furacão Hilary obriga a cancelar eventos e causa alertas na Califórnia
O furacão Hilary, que chegará domingo ao sul da Califórnia, obrigou a medidas como o cancelamento de eventos desportivos ou colocação de aeroportos locais em alerta.
O Hilary, que tem este sábado ventos máximos de 185 quilómetros por hora, atingirá a costa mexicana da Baixa Califórnia no início de domingo e continuará a dirigir-se para noroeste em direção ao sul da Califórnia durante a tarde e a noite desse dia, segundo um boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) citado pela agência Efe.
O centro meteorológico alerta para a ameaça de inundações naquelas regiões até segunda-feira, enquanto as autoridades dos condados do sul da Califórnia, como Los Angeles e Orange, continuam a distribuir sacos de areia e a apelar à população para que tome precauções.
"É mais um exemplo das alterações climáticas. Por isso, temos de estar preparados para fenómenos meteorológicos a que não estamos habituados. Mantenham-se seguros", disse a presidente da Câmara de Los Angeles, Karen Bass.
Antecipando a chegada do Hilary, a Major League Baseball (MLB - liga profissional de basebol), foi obrigada a adiar três jogos previstos para domingo no sul da Califórnia, incluindo o jogo dos Dodgers contra os Miami Marlins que se deveria realizar hoje à tarde.
Da mesma forma, os jogos de domingo à noite entre as equipas locais de futebol LA Galaxy e LAFC foram adiados.
Parques nacionais como o Vale da Morte e Mojave também foram encerrados como medida de emergência, e até a SpaceX adiou o lançamento de um foguetão com satélites a bordo a partir da Califórnia.
As companhias aéreas pediram aos passageiros para estarem atentos a possíveis alterações ou cancelamentos de voos de ou para o Aeroporto Internacional de Los Angeles e outros terminais do sul da Califórnia, e estão a oferecer alterações de voos sem penalização.