França e Coreia do Sul vão reforçar cooperação cultural e económica

A França e a Coreia do Sul vão reforçar a cooperação económica e cultural, anunciaram os Presidentes de ambos os países numa conferência de imprensa no final de um encontro realizado hoje em Paris.
Publicado a
Atualizado a

Numa visita de Estado a França, Moon Jae-in, Presidente da Coreia do Sul, disse que considera o país, membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, um aliado chave nos esforços para fazer a paz com a Coreia do Norte.

O encontro com o Presidente francês Emmanuel Macron teve como objetivo falar sobre o andamento das conversações intercoreanas e assuntos bilaterais.

O Presidente da Coreia do Sul, que está em viagem pela Europa que inclui a Itália, Bélgica e Dinamarca, pretende recolher apoio para o estreitamento das relações intercoreanas, pese embora o ceticismo internacional de que a Coreia do Norte vai avançar com o desarmamento.

Emmanuel Macron disse que a França espera uma completa, irreversível e verificável desnuclearização da península coreana, e não irá reduzir as sanções à Coreia do Norte ou estabelecer relações diplomáticas com aquele país nesta fase.

"É bom manter uma alavancagem para assegurar que há mudanças", disse Macron.

Ambas as coreias continuam em conversações, tendo já acordado num ambicioso projeto para ligar as estradas e vias férreas de ambos os países.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt