14-0. França consegue a maior goleada da história das qualificações para o Europeu

Equipa de Didier Deschamp venceu a frágil seleção de Gibraltar por 14-0. Mbappe fez hat-trick. Warren Zaire-Emery estreou-se aos 17 anos e tornou-se o mais jovem marcador de sempre antes de sair lesionado.
Publicado a
Atualizado a

14-0! Foi frente a Gibraltar, mas não deixa de ser a maior vitória de sempre da seleção francesa e de qualquer seleção em apuramentos para Europeus. Mbappé fez um hat trick e Giroud e Coman bisaram, numa goleada que até começou com um autogolo aos 3 minutos. Infelicidade de Ethan Santos (que seria expulso mais tarde e não acabaria o jogo).

Twittertwitter1725991691490845176

Seguiram-se os golos de Thuram e Warren Zaire-Emery. O médio do PSG estreou-se pela seleção francesa e tornou-se no segundo mais jovem da história a vestir a camisola dos les bleus, com apenas 17 anos e oito meses, ficando apenas atrás de Félix Vial, que o fez com 17 anos e dois meses em 1911. Zaire-Emery passou também a ser o mais jovem a fazer um golo pela França. A estreia só não foi perfeita porque, nesse mesmo lance, sofreu uma entrada dura e acabou por sair lesionado.

Jonathan Clauss, Fofana, Rabiot e Dembelé marcaram os outros golos. Com este triunfo a França segue com uma fase de qualificação perfeita e alcançou a sétima vitória em outros tantos jogos.

No outro jogo do Grupo B, os Países Baixos venceram a Rep. Irlanda pela margem mínima (1-0) e garantiram a qualificação. Um golo solitário de Weghorst, aos 12 minutos, carimbou o objetivo. Os campeões europeus em 1988 vão marcar presença numa fase final de um Europeu para 11.ª vez.

No grupo D, a Croácia venceu a Letónia (2-0) e aproveitou o deslize do País de Gales para ficar a três pontos do Euro 2024, que se realiza na Alemanha, de 14 de junho a 14 de julho de 2024. Lovro Majer e Andrej Kramaric marcaram os golos do triunfo croata. Com este resultado, a Croácia precisa apenas de vencer ou apenas fazer melhor resultado do que o País de Gales na próxima e última jornada.

Depois da Turquia já ter garantido a passagem ao Europeu, Arménia e País de Gales empataram (1-1) e continuam a busca por uma vaga. O arménio Lucas Zelarayan inaugurou o marcador aos cinco minutos e o empate só viria a chegar à beira do intervalo, com um autogolo de Tiknizyan.

No Grupo I, a Roménia e a Suíça também carimbaram o apuramento e juntaram-se assim aos Países Baixos, Portugal, Albânia, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Inglaterra, Turquia e à anfitriã Alemanha. A Roménia venceu Israel (2-1), enquanto os suíços empataram frente ao Kosovo (1-1).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt