Foguetão russo com satélite europeu lançado de Baikonur

O foguetão russo "Proton", que transporta o satélite europeu Eutelsat W7, partiu hoje do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, informa a Agência Espacial Russa (Roskosmos).
Publicado a
Atualizado a

"O lançamento decorreu de forma normal às 17:19, o aparelho espacial europeu deverá separar-se na madrugada de quarta-feira", anunciou um porta-voz da Roskosmos, citado pela agência noticiosa russa Ria-Novosti.

Na véspera, o lançamento do foguetão foi adiado devido a divergências entre a Rússia e o Cazaquistão na organização dos planos de lançamento de aparelhos espaciais de Baikonur.

O cosmódromo de Baikonur fica situado no Cazaquistão, mas está arrendado à Rússia, que ainda não conseguiu construir uma plataforma de lançamento de aparelhos espaciais no seu território.

"O lançamento do aparelho espacial europeu foi adiado por tempo indeterminado por decisão da parte cazaque, embora todos os documentos tenham sido acordados", afirmou um representante da Roskosmos.

"As regiões da queda dos segmentos do foguetão portador estão definidas, não vão além do que foi acordado com o Cazaquistão, por isso não é de todo clara essa decisão", acrescentou.

O Cazaquistão rejeitou essas acusações, acusando a agência russa de não acordar atempadamente os planos de lançamento de naves espaciais de Baikonur.

O satélite W7, que pertence à Eutelsat Communications, foi fabricado pela empresa Thales Alenia Space, constituindo o mais potente satélite da Eutelsat, que permite duplicar os serviços prestados por aquela companhia de comunicações.

A sua entrada em funcionamento, prevista para o início de Janeiro de 2010, permitirá levar a televisão digital à Rússia e África do Norte, bem como alargar consideravelmente o mercado de vídeo e telecomunicações na Europa, África, Ásia Central e Médio Oriente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt