Flamengo, o espelho do Brasil

Publicado a
Atualizado a

Nada mais pode exemplificar o que é o Flamengo do que este título. Suado, sofrido, exactamente como é o dia-a-dia do povo brasileiro, povo esse que a torcida do Flamengo, ou a Nação Rubro-Negra, representa. A equipa passou por altos e baixos durante o primeiro turno do Brasileirão.

A volta por cima começou quando um negro, humilde, sereno, de fala mansa, assumiu o comando do time. Como jogador, Andrade participou da geração mais vitoriosa da História do clube. Como treinador, Andrade nunca tinha tido uma chance para mostrar o seu valor - apenas para "tapar buracos". Ao contrário do que geralmente acontece no Flamengo, o jeitinho de Andrade acalmou os ânimos e acabou com estrelismos típicos daqueles que vestem esta camisa.

O sérvio Petkovic convivia com fracassos na sua carreira nos últimos anos. Santos, Goiás, Atlético Mineiro... o experiente médio rodou o Brasil inteiro em busca de sua reafirmação. O retorno ao clube que o consagrou como um mito em território brasileiro foi visto com desconfiança, mas a bandeira com o símbolo da Sérvia e a caricatura de Pet não saiu mais das arquibancadas do Maracanã. Ninguém soube tratar tão bem a bola neste campeonato.

Toda nação precisa de um líder. Nada mais bonito, nada mais Flamengo do que um Imperador retornar e liderar seu império. O atacante Adriano deixou para trás a fama e o dinheiro da Europa e os trocou pelo carinho dos mais de 33 milhões de torcedores do Rubro-Negro espalhados por todo o país. O glamour de Milão não se compara aos sorrisos da favela da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, e Adriano recuperou a alegria de viver, sendo o artilheiro do Brasileirão.

Assim é Adriano, assim é Petkovic, assim é Andrade. Esse é o Flamengo hexacampeão brasileiro. Um misto de Histórias de superação, de devoção e amor que corre pelas veias da Nação mais apaixonada por futebol no Mundo: o Brasil, ou a nação rubro-negra.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt