Festival de Cinema de Veneza homenageia Kurosawa
Num comunicado de imprensa, a organização do festival informa que esta homenagem, que decorre a 06 de Setembro, envolve uma mesa redonda sobre a vida e obra do cineasta japonês, vencedor de um Óscar de carreira em 1990 e falecido em 1998.
A homenagem do Festival de Veneza assume particular importância uma vez que foi devido ao Leão de Ouro concedido em 1951 ao seu filme "Rashomon - "s portas do Inferno" que o director japonês se tornou conhecido junto do público ocidental.
O debate sobre Kurosawa, que também recebeu o Leão de Ouro de Carreira em 1982, será moderado pelo crítico britânico Peter Cowie e contará com a participação de peritos de cinema como o norte-americano Donald Richie, o francês Michel Ciment e a japonesa Teruyo Nogami, que foi durante vários anos o braço direito do cineasta homenageado.
"Os participantes irão abordar os múltiplos aspectos da vida e obra de Kurosawa, como a sua visão da sociedade e da política, as comparações entre Kurosawa e outros grandes cineastas japoneses ou as suas relações com a cultura oriental e ocidental", acrescenta a nota da organização do festival.
Entre outros temas, será ainda discutida a popularidade do cinema de Kurosawa nos Estados Unidos, as numerosas reposições das películas e as fontes de inspiração na cultura japonesa.
Durante meio século de carreira, Kurosawa dirigiu uma trintena de filmes desde "Os sete samurais" (1954), "Dersu Uzala - A águia das estepes" (1975), "Ran, Os senhores da guerra" (1985) ou "Maddadayo" (1993).