Fernanda Ribeiro ganha pela sétima vez na Amadora

Publicado a
Atualizado a

A 31.ª edição da corrida de São Silvestre da Amadora, que se realizou na noite da passagem do ano, voltou a contar com a presença de Fernanda Ribeiro, que venceu a prova, sem surpresa, pela sétima vez, e depois de seis anos de ausência. A prova masculina foi ganha por Rui Pedro Silva.

A atleta que agora representa o clube espanhol Valência Terra i Mar, e que a semana passada venceu a São Silvestre do Funchal, concluiu a prova em 33.24 minutos. O pódio feminino foi totalmente português, com Jéssica Augusto (Sp. Braga), no segundo lugar (33.33), seguida de Anália Rosa (Maratona), que chegou ao pódio da Amadora pela primeira vez (33.36).

A boa prestação portuguesa estendeu-se ao sector masculino, onde o triunfo de Rui Pedro Silva (29.10) surpreendeu o queniano Barnabas Kosgei (29.16) e o campeão nacional de corta-mato, Fernando Silva, que terminou em terceiro lugar (29.20). Alberto Chaíça chegou no quinto lugar, enquanto Paulo Guerra, apontado como favorito ao pódio, concluiu a prova numa modesta 43.ª posição.

Classificações Femininos - 1. Fernanda Ribeiro, (Valência TM), 2. Jéssica Augusto, (Sporting Braga), 3. Anália Rosa, (Maratona), 4. Genet Getaneh, (Eti); 5. Ana Dias, (C.Benfica Faro). Masculinos1. Rui Pedro Silva (Skoda); 2. Barnabas Kosgei, (Que); 3. Fernando Silva, (Maratona); 4. Solomon Tsige, (Eti) 5. Alberto Chaíça, (Conforlimpa).

EStrangeiro. O brasileiro Marilson dos Santos venceu a 81.ª edição da corrida de São Silvestre de São Paulo, depois de percorrer 15 quilómetros em 44.21 minutos, impondo-se aos quenianos Robert Cheruiyot (segundo - 45.17) e Patrick Ivuit (terceiro - 45.30). A prova feminina foi ganha pela sérvia Olivera Jevtic (51, 32), que repetiu a vitória de 1998, à frente da etíope Bekele (52.02) e da brasileira Lucélia Peres (52.10).

Em Angola, na 50.ª São Silvestre de Luanda, o queniano Paul Tergat dominou, enquanto a portuguesa Cláudia Pereira foi terceira . Paul Tergat impôs-se sem dificuldade (45.22 minutos), deixando a distância considerável os dois companheiros de pódio, os angolanos José Lourenço (54.00)e José Chingue (55.50), segundo e terceiro classificados respectivamente.

Cláudia Pereira foi a terceira mais rápida entre as senhoras (50.32), longe da vencedora, a queniana Margareth Okayo, que completou a prova em 49.11, e da segunda classificada, Rose Joepchumba (50.17).

Na São Silvestre de Vallecana, em Madrid, o queniano Eliud Kipchoge (27.34) e a britânica Paula Radcliffe (31.16) foram os vencedores. O atleta português Rui Silva concluiu na terceira posição, com o tempo de 28.07.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt