Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz abre quarta-feira esgotada

Estremoz, Évora, 29 abr 2019 (Lusa) - A 33.ª Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), considerada pelos promotores "um dos maiores eventos realizados a sul do Tejo", abre as portas na quarta-feira com mais de 400 expositores de diferentes setores e lotação esgotada.
Publicado a
Atualizado a

O certame, que pretende contribuir para o desenvolvimento económico e promoção turística da região, decorre até domingo, no parque de feiras e exposições de Estremoz, no distrito de Évora, com a participação de expositores de setores tão distintos como a pecuária, agricultura, artesanato, maquinaria agrícola, produtos regionais, comércio, indústria e serviços.

Com o espaço destinado a expositores "completamente preenchido", segundo os promotores, a FIAPE, cuja inauguração está marcada para quarta-feira, às 11:00, agrega a 37.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, considerada pelos organizadores como "uma das mais conceituadas a nível nacional", com a participação de 85 artesãos, de várias localidades.

O certame, que recebe anualmente largos milhares de visitantes, está a cargo do município, enquanto o setor da pecuária é da responsabilidade da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE).

O presidente da Câmara de Estremoz, Francisco Ramos, disse hoje à agência Lusa que a FIAPE é "uma feira onde se fazem negócios nos mais diversos setores, como a pecuária, maquinaria agrícola e restauração, e onde as empresas promovem os seus produtos".

"O impacto direto e indireto do ponto de vista económico de um evento desta natureza mexe com muitos milhares de euros", realçou o autarca.

Segundo Francisco Ramos, o certame "segue a filosofia dos anos anteriores", em que registou "sucesso", pelo que "não há grandes modificações a fazer".

No setor da pecuária vão estar expostos animais de raças seletas, nomeadamente cerca de 750 exemplares de gado ovino e caprino, 160 bovinos e vários equinos.

Concursos nacionais e leilões de ovinos e bovinos, ´workshops´ e um colóquio sobre a importância das raças autóctones para o futuro do meio rural são algumas das iniciativas previstas no certame, que os promotores consideram ser "uma das feiras de referência no setor agrícola nacional".

A FIAPE vai apresentar também produtos regionais, como enchidos, queijos, doçaria regional, mel, vinho e azeite, além da gastronomia tradicional.

Durante a feira, vai decorrer também em Estremoz a Taça de Portugal de Tiro ao Voo.

O cartaz de espetáculos, que vão animar as noites, prevê concertos com a Banda da Armada e Los Romeros & Big Band, na quarta-feira, Blaya e Mishlawi, na quinta-feira, Amor Electro e dj Pete Tha Zouk, na sexta-feira, e Xutos & Pontapés e dj Christian F e Zinko, no sábado.

O programa inclui outras iniciativas de âmbito cultural, desportivo e recreativo, como uma corrida de toiros, no domingo, animação noturna com música ao vivo e discoteca, e uma tarde dedicada ao Alentejo, no encerramento, que inclui folclore e cante.

Na cerimónia de inauguração, na quarta-feira, vão ser entregues os prémios do V Concurso de Vinhos de Estremoz, do VII Concurso Regional de Azeites - Prémio FIAPE e do XXIV Concurso de Cozinha Alentejana.

O primeiro dia do certame é dedicado à cidade espanhola de Zafra, que está geminada com Estremoz.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt