Famalicão quer "nova imagem" que retrate uma terra com "passado, presente e futuro"

A Câmara de Vila Nova de Famalicão lançou um concurso para conceber uma "nova imagem para o território", que identifique o município enquanto "comunidade com passado, presente e futuro", disse hoje à Lusa o presidente da autarquia.
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"Com este concurso público não procuramos uma imagem para a câmara, mas uma imagem para o território. Nos últimos anos desenvolvemos muito no concelho o conceito de rede e envolvemos toda a sociedade na governança do território. Procuramos uma imagem que nos identifique enquanto comunidade com passado, presente e futuro", afirmou à Lusa Paulo Cunha.

A autarquia "lança assim o desafio a profissionais da imagem em Portugal para olharem para o concelho famalicense e criarem uma nova imagem visual que seja a marca de Vila Nova de Famalicão".

A nova imagem identitária tem assim por objetivo "promover a atratividade (nacional e internacional) de Vila Nova de Famalicão e o reforço da sua identidade e da autoestima dos que residem e trabalham no concelho".

A atual imagem gráfica de Vila Nova de Famalicão foi criada em 2005, para assinalar as comemorações dos 800 anos da fundação do concelho, pelo artista, César Augusto Simões, que, se inspirou "na tradição cultural ligada à literatura portuguesa, na figura ímpar de Camilo Castelo Branco, nos monumentos milenares espalhados por todo o concelho".

A autarquia esclarece, em comunicado, que no concurso lançado a 30 de abril por publicação em Diário da República "os fatores de qualidade, adequação e de inovação das propostas" vão ser os critérios "a valorizar para a seleção dos trabalhos".

O desafio terá, explana a autarquia, duas fases: "A primeira fase do procedimento está aberta durante um período de 60 dias a todos os interessados, apontando para a apresentação, sob pseudónimo, de um estudo prévio simplificado, que deverá conter necessariamente a proposta para a nova identidade visual, acompanhada pelo respetivo conceito, arquitetura da marca e estudo de aplicação e utilização da identidade visual".

Os três melhores trabalhos da primeira fase passam à segunda etapa do processo, que decorrerá por um período de 45 dias e que resultará na apresentação das ideias de forma desenvolvida e detalhada, incluindo proposta de manual de identidade da imagem/marca.

A cada um dos três melhores trabalhos apresentados na 1.ª fase do procedimento será atribuído um prémio de participação e consagração no montante de 1.500 euros decorrente da cedência dos direitos de autor sobre os trabalhos apresentados.

Do final desta fase resultará o vencedor do concurso a quem irá ser adjudicada, pelo valor de 35 mil euros, o desenvolvimento e disponibilização dos diversos produtos que constituem o manual da identidade gráfica, normas gráficas e visual completo, a adotar pelo município.

As regras do concurso lançado pela autarquia, assim como o respetivo caderno de encargos, encontram-se patentes no portal eletrónico de compras públicas do município, na página de internet do Município e em suporte papel, na Direção de Auditoria e Gestão da Qualidade (DAGQ) - Contratação Pública, do Município de Vila Nova de Famalicão.

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