Exposição de arte ao ar livre invade Cidadela de Cascais

A Cidadela de Cascais vai tornar-se, a partir de sábado, num centro de exposição de arte ao ar livre, com galerias culturais e estúdios abertos para artistas trabalharem perante os visitantes.
Publicado a
Atualizado a

O "Cidadela Art District" é uma iniciativa do Grupo Pestana, gestor da Pousada de Cascais, localizada na fortaleza da Cidadela.

A organização considera o projeto "arrojado e inovador", porque visa tornar a Cidadela de Cascais num "sofisticado espaço de criação cultural", ao mesmo tempo que pretende valorizar o património.

"O objetivo do projeto é que todos os espaços da Cidadela, desde a Pousada às muralhas da Fortaleza, se possam transformar em espaços expositivos e que a criação 'in loco' seja uma dinâmica constante entre os artistas de residência periódica e os artistas convidados", refere o Grupo Pestana.

Para o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreira, a iniciativa representa a "subida de mais um degrau no prestígio e projeção externa da Cidadela" e traduz-se numa "oportunidade de apresentar Cascais a novos públicos".

"É mais um motivo para visitar Cascais e, mais do que isso, é mais um motivo para viver em Cascais. Como o Art District representa, temos consolidado Cascais como destino da criatividade, do talento e do empreendedorismo", sustentou o autarca em declarações à Lusa.

O Cidadela Art District inclui seis galerias culturais, entre as quais a primeira galeria Raw Art em Portugal, e seis "open studios", onde os artistas poderão ser vistos a trabalhar.

Na direção artística, o Grupo Pestana vai contar com a participação de Sandro Resende, conhecido por intervenções artísticas de grande mediatismo como o projeto "Contentores", "Outdoors" ou o mais recente "Janela".

Duarte Amaral Netto, Paulo Arraiano, Paulo Brighenti ou Susana Anágua são alguns dos artistas convidados, assim como a Galeria Viarco ou a Magnética Magazine, entre outros.

A agenda do Cidadela Art District integra, por ano, seis inaugurações bimensais em simultâneo, três concertos anuais e sete intervenções "site specific".

Com a inauguração do projeto, a Pousada de Cascais passará também a ter uma nova designação: Pousada Cascais - Cidadela Historic Hotel & Art District.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt