Exportações de Portugal para o Reino Unido subiram 8,4% até março
As exportações portuguesas de bens e serviços para o Reino Unido subiram 8,4%, para 1,5 mil milhões de euros até março, enquanto as importações diminuíram 4,6%, o que melhorou um saldo comercial já favorável a Portugal.
De acordo com dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), os números de janeiro a março mostram uma melhoria nas exportações, que passaram de 1,43 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2015 para 1,55 mil milhões de euros nos primeiros três meses deste ano.
As compras de Portugal ao Reino Unido, que em 23 de junho realiza um referendo sobre a permanência ou saída da União Europeia ('Brexit'), registaram, por seu lado, uma diminuição de 4,6%, passando de 866,4 milhões de euros no primeiro trimestre de 2015 para 826,3 milhões de euros de janeiro a março deste ano.
O resultado foi que, comparando o primeiro trimestre deste ano com o do ano passado, houve uma melhoria do saldo da balança comercial, que passou de 568,9 milhões de euros para 729 milhões.
Portugal tem no Reino Unido o quarto maior cliente a nível internacional, que no primeiro trimestre deste ano foi responsável por 7,3% das compras que as empresas estrangeiras fazem às portuguesas.
Em sentido inverso, o Reino Unido enquanto fornecedor de Portugal ocupou entre janeiro e março a sétima posição, sendo a origem de 3,2% das importações.
No total de 2015, o Reino Unido foi o quarto maior cliente das exportações portuguesas, representando 6,7% do total das vendas, numa lista liderada pela Espanha (25%), França (12,1%) e Alemanha (11,8%) e foi o sexto maior fornecedor do Portugal, representando 3,1% de todas as compras feitas pelas empresas portuguesas, numa lista onde a Espanha, com 32,8% pontifica, seguida da Alemanha (12,9%), França (7,4%), Itália (5,4%), Países Baixos (5,1%).