Escuta detetada no gabinete do chefe do exército ucraniano

O dispositivo encontrado não estava operacional, indicaram os serviços de segurança.
Publicado a
Atualizado a

Os serviços de segurança da Ucrânia revelou este domingo que descobriu uma escuta num dos escritórios usados pelo chefe do exército, Valery Zaluzhny, explicando contudo que "não estava operacional".

A informação surge numa altura em que a Ucrânia luta para manter o apoio ocidental para a sua guerra contra a Rússia, depois de a sua contraofensiva de primavera não ter tido os resultados esperado no leste e no sul do país.

"Ressaltamos que o equipamento não foi encontrado diretamente no escritório de Valery Zaluzhny, mas numa das instalações que poderá ser utilizada por ele no seu trabalho no futuro", indicaram os serviços de informação.

"Segundo dados preliminares, o dispositivo encontrado não estava operacional", acrescentaram.

"Não foram encontrados dispositivos de armazenamento de dados ou meios de transmissão remota de áudio. Este dispositivo técnico será enviado para exame."

Os media ucranianos têm dado conta de uma tensão crescente nos últimos meses entre Zakuzhny e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Zaluzhny disse no mês passado que o conflito com a Rússia tinha chegado a um "impasse" - uma avaliação rejeitada tanto por Zelensky como pelo Kremlin.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt