Equipa especializada da GNR em busca do montanhista desaparecido João Marinho
A equipa é constituída por dez militares da Unidade de Intervenção da GNR, sendo cinco do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro e outros cinco binómios (homem mais cão) do Grupo de Intervenção Cinotécnico, disse à Lusa fonte da corporação.
Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de uma semana nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.
Os 10 militares da GNR vão partir às 00:00 de sábado, da Covilhã, esperando participar no briefing que se vai realizar no mesmo dia, de manhã, juntamente com a Guardia Civil espanhola, adiantou a mesma fonte.
A fonte explicou que a participação da GNR se deve a um apoio nacional solicitado pela família do montanhista.
Na quarta-feira chegaram às Astúrias três elementos do Grupo Operacional de Busca e Salvamento (GOBS) da Póvoa do Varzim e um cão labrador treinado para busca e salvamento, para participar nas buscas, juntamente com as autoridades espanholas.
O presidente do GOBS, Bruno Leite, especificou que a equipa foi requisitada pela família para ajudar nas buscas e os três elementos, amigos de João Marinho, voluntariaram-se para esta missão, partindo para as Astúrias.
Durante o dia de hoje, centenas de pessoas concentraram-se em Amarante, onde apelaram às autoridades espanholas para que não abrandem as buscas.