Encerrada parte do espaço aéreo da Gronelândia

A entidade estatal que controla a navegação aérea na Dinamarca, Naviair, encerrou hoje o espaço aéreo de parte do Leste da Gronelândia devido à nuvem de cinzas proveniente da erupção do vulcão islandês Grimsvotn.
Publicado a
Atualizado a

É uma "pequena parte" da costa leste da Gronelândia, território autónomo da Dinamarca, entre Constable Point e Kulusuk, a uma altitude inferior a seis mil metros.

Na Noruega, a Avinor, que controla o tráfego aéreo e os aeroportos noruegueses, informou que espera que a nuvem de cinza atinja hoje à tarde o arquipélago de Svalbard, no Ártico. As ligações aéreas entre o arquipélago e a Noruega continental deverão ser interrompidas a partir das 18:00 TMG (19:00 em Lisboa).

O espaço aéreo islandês está fechado desde domingo, incluindo o aeroporto internacional de Reflavik, nos arredores de Reiquejavique.

O vulcão Grimsvotn, situado no Sul da Islândia e sob o maior glaciar do país, o Vatanajoekull, entrou em erupção no sábado.

A nuvem de cinzas alcançou os 20.000 metros de altura, mas no domingo desceu até aos 10.000.

As autoridades islandesas estão a seguir a evolução da actividade do Grimsvotn e a direcção da nuvem, que não se deverá deslocar tão rapidamente como a do Eyjafjalljokull, o vulcão islandês que há um ano paralisou o tráfego aéreo europeu durante semanas.

A última erupção do Grimsvotn, o vulcão mais activo da Islândia, ocorreu em 2004 e prolongou-se por um curto período de tempo, afectando o tráfego aéreo local.

Os geólogos já tinham anunciado que o Grimsvotn voltaria a registar uma erupção ao longo deste ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt