Empresa assinala 11 de Setembro derrubando torres de colchões. Não correu bem
Em vésperas do 15.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, uma empresa americana de colchões decidiu criar um vídeo de promoção humorístico alusivo à data. O impacto na internet foi enorme, mas no sentido oposto ao que os autores da ideia pretendiam.
No vídeo, que reproduzimos em baixo, a Miracle Mattress anuncia uma promoção frente a duas "torres" de colchões, numa clara alusão aos edifícios do World Trade Center (WTC). "Nunca esqueceremos", diz em tom divertido a apresentadora, enquanto dois (corpulentos) homens se atiram contra os colchões, derrubando as duas torres.
A gravação foi inicialmente divulgada no Facebook, mas a reação foi de imediato tão negativa que o 'post' foi retirado. O proprietário da empresa, Mike Bonanno, sentiu-se mesmo na obrigação de escrever um pedido de desculpas, afirmando que não tivera conhecimento do vídeo nem "a aprovação dos membros da sede, em Houston".
Ainda que a publicação original tenha sido apagada, como é habitual na internet houve logo alguém que colocou uma versão que ainda subsiste. Foi vista no YouTube mais de um milhão de vezes em 24 horas:
[youtube:2ZmM-2gj5Gc]
Esta não foi a primeira ação de marketing em jeito de homenagem ao 11 de Setembro que corre mal. Na terça-feira, um tweet gerou polémica ao revelar ao mundo que a Coca-Cola tinha criado, nos supermercados Walmart de Panama City, na Florida, uma representação das torres gémeas do WTC e a bandeira dos EUA utilizando caixas dos seus produtos.
Além do gosto duvidoso da construção, esta servia ainda para anunciar um desconto - "Promoção $3,33", lê-se entre as torres.
[twitter:773218388516667392]
Lançada a controvérsia nas redes sociais, a Coca-Cola acabou por recuar. Ao site de tecnologia CNet uma porta-voz da companhia afirmou que a campanha foi imaginada por um parceiro local e em comunicado declarou "as mais sinceras desculpas a todos que se sentiram ofendidos".
A estrutura foi rapidamente retirada.