Embarcação encalhada na Arrifana em risco de se afundar
O barco de pesca que encalhou hoje na praia da Arrifana, em Aljezur, "corre o risco" de se afundar, sendo o acesso à embarcação dificultado pelas rochas e pelas condições atmosféricas, disse à Lusa um responsável da Marinha.
"Desconhecemos os danos que a embarcação tem, mas como está a bater constantemente nas rochas, há sempre o risco de se afundar", disse o comandante da Capitania do Porto de Lagos, Carvalho Pinto.
A embarcação de pesca 'Avô Melro' encalhou numa zona de rochas perto da praia da Arrifana, na costa vicentina, com seis pessoas a bordo que, entretanto, foram resgatadas por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa.
[artigo:5109149]
Segundo o porta-voz da Marinha Portuguesa, comandante Paulo Vicente, pelas 05:59 foi recebido um alerta no Centro de Coordenação Busca e Salvamento de que uma embarcação de pesca costeira estava encalhada nas pedras na praia da Arrifana.
De acordo com o comandante da Capitania do Porto de Lagos, a operação de resgate "decorreu muito bem, encontrando-se os pescadores, sãos e salvos, na Base Aérea do Montijo". "Como estavam condições meteorológicas muito adversas, não foi possível aterrar nas imediações para deixar os pescadores na área, pelo que estes foram transportados para o Montijo. A informação que temos é de que não têm qualquer problema de saúde", frisou Carvalho Pinto.
O responsável admitiu que a remoção da embarcação "não será fácil", uma vez que o acesso ao local é dificultado pelas rochas, pelo vento e ondulação. "As condições meteorológicas são bastante adversas e o acesso ao local é muito difícil, tanto por mar como por terra", enfatizou aquele responsável da Marinha, acrescentando que, ainda assim, estão a ser ponderadas todas as hipóteses para se proceder ao resgate da embarcação".