Embaixada envia apoio aos portugueses em Samatra

Uma funcionária da embaixada de Portugal em Jacarta está a caminho de Pandang, na ilha indonésia de Samatra, para apoiar os dois jovens portugueses "apanhados" no tsunami de terça feira, disse à agência Lusa o embaixador Carlos Frota.<br />
Publicado a
Atualizado a

"A funcionária da embaixada está a caminho de Pandang, não só para apoiar os dois portugueses que partem sábado rumo a Portugal, mas também para contactar a célula de emergência criada pelas autoridades indonésias com o objectivo de verificar a eventual existência de outras vítimas portuguesas", disse Carlos Frota contactado telefonicamente a partir de Macau.

O diplomata explicou também que a funcionária diplomática segue para Pandang "com verbas suplementares e documentos necessários para ajudar qualquer cidadão nacional que precise de apoio".

"A nossa funcionária está por mim mandatada não só para contactar as autoridades indonésias como para apoiar todos os cidadãos nacionais que precisem de apoio e possam ser encontrados, ao mesmo tempo que em Jacarta estamos em alerta para prestar todo o auxilio necessário", sublinhou Carlos Frota ao explicar que na segunda feira, apesar de ser feriado em Portugal, a representação diplomática estará de portas abertas.

O embaixador disse também não ter sido possível contactar um grupo de três portugueses que estará na Indonésia e sobre os quais a embaixada recebeu um fax com um número de telemóvel, embora acredite que o grupo esteja bem.

"Recebemos um fax com um número de telefone. Eu próprio já enviei várias mensagens mas sem resposta, mas também não tivemos nenhuma outra informação ou pedido de ajuda para encontrar estes portugueses", disse Carlos Frota.

Na Indonésia, as buscas prosseguem para encontrar as cerca de 400 pessoas dadas como desaparecidas após o sismo e tsunami, que provocou, pelo menos, 400 mortos.

As operações de socorro são dificultadas pelo isolamento destas ilhas, de difícil acesso e privadas de comunicações.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt