Obras no túnel do Rossio mantiveram serviço da Carris parado ano e meio.Com quase um ano de atraso em relação ao prazo inicialmente previsto, retoma hoje o serviço o elevador da Glória, que encerrou no dia 16 de Abril de 2006 - por um período anunciado de seis meses - para reabrir em Outubro desse ano -, enquanto dois metros abaixo, no subsolo, decorrem as obras de reforço do túnel ferroviário do Rossio. Vai ser uma manhã de festa, com personalidades públicas e a distribuição de quatro mil pastéis de Belém, a partir das 10.00, nos Restauradores..Para esse atraso, que obrigou o elevador da Glória a ficar parado durante quase um ano e meio, contribuíram vários contratempos nas obras de reabilitação do túnel do Rossio - da responsabilidade da empresa pública Rede Ferroviária Nacional (Refer) -, que encerrou no dia 22 de Outubro de 2004 por ameaçar ruir a qualquer momento..Nessa época, responsáveis do Ministério das Obras Públicas e da Refer anunciaram que o túnel só ficaria fechado até Junho de 2006, quando terminassem as obras de reabilitação. Mas os sucessivos atrasos foram-se multiplicando. Ontem, fonte da Refer confirmou ao DN que até ao final deste ano deverão terminar as obras de reabilitação, abrindo o túnel à circulação ferroviária..Desde Abril de 2006 até ontem, o elevador da Glória teve de se manter imobilizado por questões de segurança. É que as obras de reabilitação do túnel do Rossio, no subsolo, decorrem numa zona sensível e instável contígua ao ascensor..Segundo dados recolhidos pelo DN junto da Carris, empresa responsável pelo elevador da Glória, que liga os Restauradores ao Bairro Alto, os dois ascensores transportam 1,2 milhões de passageiros por ano, o que se traduz numa média de cem mil pessoas por mês. E geram receitas médias anuais de mais de 400 mil euros..O elevador da Glória foi inaugurado no dia 24 de Outubro de 1885, começando por funcionar com depósitos de água, que, graviticamente, faziam descer um dos ascensores e subir o outro. Depois passaram a utilizar uma máquina a vapor. Só em 1915 começaram a ser movidos a energia eléctrica. Desde Fevereiro de 2002, o elevador está classificado como Monumento Nacional.