Com uma subida nas vendas, neste semestre, de 41% face ao mesmo período de 2020, a Volvo Cars atingiu o melhor desempenho financeiro em 94 anos da sua história. Os resultados, anunciados esta manhã, mostram um crescimento não só no ano passado, como em 2019, com a gama Recharge a representar já 25% do volume global. O patamar, agora alcançado, coloca a marca sueca com a taxa de penetração de vendas de elétricos sobre as vendas totais mais elevada dos construtores automóveis tradicionais.."A indústria automóvel está a mudar mais rapidamente que nunca e estamos fortemente determinados em ser os mais rápidos a realizar essa mudança", congratulou-se, em nota enviada à imprensa, o CEO da Volvo, Håkan Samuelsson. Nos últimos 12 meses, a marca sueca vendeu cerca de 775 mil automóveis, um número muito próximo do objetivo de 800 mil unidades anunciado há 10 anos..Os resultados financeiros surgem na mesma semana em que a Volvo Cars anunciou também um acordo com a Geely Holding com vista a adquirir as suas participações nas joint ventures e controlar todas as operações na China. A transferência financeira permitirá agora à marca sueca assumir o comando não só das fábricas, como das vendas num dos mercados com maiores crescimentos mundiais. "Com este acordo, a Volvo Cars irá tornar-se no primeiro grande construtor não chinês com controlo completo nas suas operações na China", revelou Håkan Samuelsson..O negócio dará à construtora de automóveis de Gotemburgo competências totais para gerir os complexos industriais de Chengdu e de Daqing, as vendas nacionais e ainda as instalações de R&D localizadas em Xangai, fortalecendo ainda mais a sua posição na região asiática. A operação financeira terá duas etapas, devendo estar concluída em 2023. No ano passado, a marca vendeu na China 166.617 unidades, crescendo 7,5% face a 2019 e alcançando o oitavo ano consecutivo de recordes de vendas. No primeiro semestre deste ano, a performance aumentou 44,9% em relação a 2020 e 40,1% quando comparado com o mesmo semestre em 2019..Desempenhos igualmente positivos são também os registados em Portugal. A gama Recharge - em que estão incluídos os plug-in hybrid e os 100% elétricos -, representa já mais de metade das vendas nacionais. No primeiro semestre deste ano, a venda destes modelos alcançou 52,3% do total de unidades comercializadas no país. A evolução demonstra também que, pela primeira vez, estes veículos representam já mais de metade dos números nacionais - entre janeiro e junho de 2020, a percentagem já se situava nos 41,6%..As vendas no país atingiram valores muito acima dos registados nos restantes mercados internacionais. A taxa de penetração, no caso português, equivale, neste momento, a mais do dobro do registo mundial da Volvo Cars. O XC40 Plug-In, XC60 Plug-In e o V60 Plug-In estiveram no top 3 das escolhas no primeiro semestre deste ano. A gama, entretanto, foi recentemente reforçada com a chegada a Portugal do primeiro modelo 100% elétrico, o XC40 P8 Recharge..Veja tudo sobre mobilidade e o Portugal Mobi Summit em https://portugalms.com/