EDP e PT são as marcas portuguesas mais valiosas

Estudo apresentado ontem em Lisboa identifica 40 marcas nacionais  em linha com as melhores em todo o mundo.
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EDP, PT, Pingo Doce, Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Galp Energia são as cinco marcas portuguesas mais valiosas, de acordo com um estudo da Brand Finance, apresentado ontem, em Lisboa, no Brand Valuation Forum.

A EDP lidera o ranking das 40 marcas mais importantes a nível nacional identificadas no estudo, com um valor de 3,275 mil milhões de euros e um rating AA, seguida pela PT, com um valor de marca estimado em 1,852 mil milhões e AA-. Em terceiro lugar surge o Pingo Doce, registando um valor de marca de 1,149 mil milhões e um rating AA-, enquanto a CGD e a Galp Energia se posicionam em quarto e quinto lugares, respectivamente, com 1,089 mil milhões e rating A+ a primeira e 800 milhões e rating AA- a segunda, seguida de muito perto pela TAP (745 milhões).

Nas telecomunicações, onde a liderança pertence à PT, o segundo lugar é assumido pela Zon, avaliada em 472 milhões de euros e rating AAA-, ficando os CTT na terceira posição, com 161 milhões e rating A. O estudo refere que neste sector os ratings das marcas se encontram, de forma geral, "em intervalos superiores aos do benchmark do sector a nível internacional, reflectindo assim a sua competitividade".

Na lista das melhores na banca, encabeçada pela CGD, o Millenium BCP surge em segundo lugar, com um valor de marca de 625 milhões de euros e rating A, seguido pelo BES, com 535 milhões. A Fidelidade destaca-se nos seguros, com 530 milhões.

Em lugar de destaque no ranking global estão as principais marcas da distribuição - Pingo Doce, Continente e Modelo, com ratings entre A+ e AA-, "em linha com a generalidade dos referenciais internacionais", segundo a Brand Finance, e avaliadas em €1,149 mil milhões, €573 milhões e € 469 milhões, respectivamente.

O ranking avalia, igualmente, marcas do sector da construção, destacando-se a Mota Engil, Cimpor e Teixeira Duarte, em 15.º,16.º e 20.º lugares na classificação geral, com €412 milhões de euros, €404 milhões e €205 milhões, respectivamente, e ratings entre AA+ e AA.

O sector do papel é também um dos mais competitivos, com a Portucel Soporcel e a Inapa €a valerem 295 milhões de euros e €151 milhões, respectivamente.

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