A Jordan vive um momento de mudança. Mudança que Tiago Monteiro pretende aproveitar para se lançar na Fórmula 1. Recentemente adquirida pelo multimilionário Alex Shaider, por aproximadamente 50 milhões de dólares, a escuderia irlandesa espera recuperar a saúde financeira e melhorar as suas participações na temporada de 2005..Canadiano, nascido na Rússia, Shanider é o presidente da Mid- land Group, com sede em Toronto, uma organização internacional de comércio e exportação. Durante 2005, a equipa manterá o nome de Jordan, mas a Midland Group, empresa proprietária, passará a dirigir a subsidiária com o nome de Midland F1. O nome Jordan desaparecerá em 2006..Após vencer corridas em 1999, a Jordan caiu para os últimos lugares da grelha de partida. A partir daí começou a revelar dificuldades para encontrar patrocinadores. O ano passado, Eddie Jordan reconheceu que em cada mês gastava, aproximadamente, 1,8 milhões de dólares do seu próprio bolso para manter a equipa nas pistas..Essa paixão pela Fórmula 1 remonta à década de 70 e levou Eddie Jordan a querer cumprir o sonho de ser piloto antes mesmo de criar a sua escuderia. Começou por correr em circuitos irlandeses e ingleses antes de assumir as suas limitações como piloto. A Jordan nasceu em 1982 e viveu excelentes momentos venceu um título nacional de Fórmula 3 em Inglaterra e de um titulo europeu na mesma categoria. Após os sucessos nos escalões inferiores, a equipa irlandesa chega à Fórmula 1 em 1991. A escuderia Jordan Grand Prix substituiu a Eddie Jordan Racing, que aposta em jovens pilotos. Logo no primeiro ano lançou o alemão Michael Schumacher e deu oportunidades ao prometedor brasileiro Roberto Pupo Moreno, e ao italiano Alessandro Zanardi, anos mais tarde campeão mundial na Fórmula Indy..Uma batalha judicial com a Benetton leva a equipa a perder o passe de Schumacher para a equipa italiana. A falta de dinheiro acabou por impedir grandes resultados nas primeiras temporadas. Apenas no quarto ano a Jordan começou a obter bons resultados. Em 1994, somou 28 pontos no Mundial de Construtores, tendo o brasileiro Rubens Barrichello e o irlandês Eddie Irvine como pilotos. Em 1998, utilizando os motores Mugen Honda em substituição dos Peugeot, conseguiram, com Damon Hill, a primeira vitória no GP da Bélgica. Em 1999, foi a melhor temporada, com Harald Frentzen a obter duas vitórias, finalizando o campeonato de Construtores na terceira posição. A partir daí foi sempre em queda. Em 2000, ainda com o piloto Harald Frentzen terminaram em sexto no mundial de Construtores. No ano seguinte foi quinta, com Jean Alesi a substituir Frentzen na parte final do campeonato. As três últimas temporadas foram as piores da Jordan.