É a maior ponte suspensa do mundo

A terceira ponte do Bósforo, inaugurada ontem em Istambul, insere-se numa série de grandes obras desejadas pelo presidente Recep Tayyip Erdogan para construir uma "nova Turquia", nas quais os seus detratores veem uma "mania das grandezas".
Publicado a
Atualizado a

Com este projeto de envergadura - perto de 900 milhões de dólares (798 milhões de euros), a maior ponte suspensa do mundo com circulação rodoviária e ferroviária - Erdogan quer deixar uma nova marca na história da Turquia moderna.

A inauguração ocorre um mês e meio depois da tentativa fracassada de um golpe de Estado e numa altura em que a Turquia fez entrar os seus tanques no norte da Síria e continua a sofrer atentados no sudeste atribuídos a guerrilheiros curdos.

[youtube:Zq6LYL5YZQ4]

A nova ponte no Bósforo (as duas anteriores são de 1973 e 1988) tem o nome do sultão Yavuz Selim, que conquistou uma grande parte do Médio Oriente nos oito anos em que dirigiu o Império Otomano no século XVI.

Erdogan, no poder no país desde 2003, multiplicou as obras públicas ambiciosas nos últimos anos.

Em Istambul, cuja autarquia dirigiu, foi inaugurada em julho a mesquita faraónica de Çamlica, mas a maior parte das obras visa descongestionar a cidade ligando as margens europeia e asiática da metrópole de 18 milhões de habitantes, a maior da Turquia.

Recentemente o governo anunciou para 2020 o "megaprojeto" de um túnel de 6,5 quilómetros e três níveis sob o estreito do Bósforo.

E como é ver a ponte do espaço? A Nasa revelou estas imagens

[twitter:769146195239395328]

"Desde que foi eleito, Erdogan nunca deixou de olhar para Istambul, da qual fez uma verdadeira montra política", disse Jean Marcou, investigador associado no Instituto francês de Estudos da Anatólia, à agência France Presse.

As obras, que contribuem para reforçar o poder do regime, incluem linhas ferroviárias de grande velocidade e novas centrais hidroelétricas e térmicas.

"Todos estes grandes projetos desenham uma novaTurquia, que Erdogan espera que o apoie", sublinhou Marcou.

Ligar continentes

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que a Turquia continua a ligar continentes, antes de cortar a fita que marcou a inauguração da terceira ponte do Bósforo, que liga a Europa à Ásia.

"Estamos na Europa e vamos chegar à Ásia por mar, pela terceira vez", disse o chefe de Estado turco, sublinhando que a Turquia "liga continentes através da ponte", situada em Istambul.

Para Recep Tayyip Erdogan, a inauguração da ponte é também uma oportunidade para um breve momento de glória na Turquia, após a fracassada tentativa de golpe de Estado em julho.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt