Doping: duplo campeão olímpico acusa hormona de crescimento

O estónio Andrus Veerpalu, duplo campeão olímpico em esqui de fundo, teve um controlo de doping positivo, por detecção de hormona de crescimento (hGH) antes de ter terminado a sua carreira.
Publicado a
Atualizado a

"O campeão olímpico Andrus Veerpalu teve um controlo positivo realizado pela Agência Mundial Antidopagem [AMA] a 14 de Fevereiro, por hGH. A análise da amostra B foi efectuada a 5 e 6 de Abril, no laboratório de Colónia, na Alemanha, e revelou-se igualmente positiva", anunciou a Federação Estónia de Esqui em comunicado.

Veerpalu nega ter-se dopado: "Nunca tomei qualquer substância proibida, em competição ou fora de competição. Todas as minhas vitórias foram fruto do meu trabalho. Queria terminar a minha carreira de forma bonita, mas aconteceu o inverso."

O médico Juri Lassik, conselheiro da agência antidopagem da Estónia, diz que, "após três horas e meia de treino intensivo, a taxa de hormona de crescimento pode aumentar naturalmente até 20 vezes. A amostra foi colhida após um treino de três horas e meia cumprido por Veerpalu". "Alguns alegam que se pode diferenciar a hGH artificial da produzida pelo corpo humano, mas os pareceres dos peritos divergem sobre este ponto", vinca Lassik. O treinador de Veerpalu lembra, por seu turno, que o seu atleta submeteu-se a "centenas de testes, todos negativos": "Veerpalu é seguramente um dos atletas mais controlados

O esquiador anunciou a 23 de Fevereiro o fim da sua carreira desportiva por, segundo ele, ter apanhado um vírus que o obrigava a renunciar aos mundiais de esqui nórdico que se realizaram em Oslo, Noruega. "Nós estávamos preparados para os Campeonatos do Mundo e toda a equipa tinha trabalhado enormemente mas a minha saúde e sem dúvida a minha idade enviou-me sinais que mesmo o mais ambicioso dos desportistas deve ter em consideração"; disse na altura o esquiador.

Considerado como um herói na Estónia, Andrus Veerpalu, duas vezes campeão do mundo (2001 e 2009), conquistou três medalhas olímpicas na sua carreira: uma de ouro (15km) e uma de prata (50km) em Salt Lake City 2002 e uma de ouro (15km) em Turim 2006.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt