Distibuidores de pizzas da Pizza Hut cancelam greve

Os trabalhadores da Ibersol responsáveis pela distribuição ao domicílio as pizzas da marca Pizza Hut cancelaram a grave marcada para hoje depois de a empresa ter suspendido a decisão de reduzir o pagamento por cada entrega realizada.
Publicado a
Atualizado a

Na sequência deste recuo, as várias dezenas de trabalhadores que, com as respetivas motos, se haviam concentrado ao final da manhã frente à sede da Ibersol, no Porto, desmobilizaram e voltaram ao trabalho.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador do Sindicato da Hotelaria do Norte afirmou-se "muito contente com a decisão" da Ibersol, considerando que, "apesar de tudo, imperou o bom senso e a empresa decidiu iniciar um processo de negociação tendo em vista a obtenção de um acordo global para o problema".

Em causa está o valor pago aos distribuidores de pizzas por cada entrega efetuada, que, segundo o sindicato e os trabalhadores, a Ibersol pretendia reduzir dos atuais 1,17 euros para 0,67 euros, através da eliminação do prémio de assiduidade de 0,50 cêntimos por entrega.

Para o sindicato, este corte "brutal" não é suportável pelos trabalhadores, que, dada a "recusa" da associação patronal AHRESP para negociar salários desde 2010, "recebem, na sua maioria, o salário mínimo nacional" como ordenado base.

"Era uma situação inaceitável e, por isso, estamos contentes pelo facto de a empresa ter reconsiderado e ter imperado o bom senso", reiterou Francisco Figueiredo.

Em comunicado, o grupo Ibersol "lamenta a incompreensão relativamente aos motivos que estiveram na base da decisão de gestão, cuja contestação deu origem ao pré-aviso de greve" e assegura que em causa estava apenas um "ajustamento em 0,25 cêntimos" do prémio pago por cada entrega, que, assim, ficaria "nivelado aos praticados no mercado".

"Não foram introduzidas quaisquer outras modificações nas demais condições de trabalho e prestações que auferem estes colaboradores", garante a Ibersol, apontando um "equívoco" por parte do sindicato e manifestando-se disponível para "clarificar a situação".

De acordo com o Sindicato da Hotelaria, na região Norte, o corte na remuneração afetava 70 a 80 trabalhadores", mas o dirigente sindical acredita que a medida teria um âmbito nacional.

Segundo salientou Francisco Figueiredo, além dos baixos salários auferidos, os distribuidores de pizzas da Pizza Hut "têm custo enormes com a compra e manutenção da mota e dos equipamentos, que são deles".

"Quando uma empresa utiliza a viatura do próprio trabalhador tem que o remunerar bem", sustenta, avançando uma estimativa de custos que demonstra o gasto de 1,16 euros por cada pizza entregue, o que significa que, com a pretendida redução da retribuição por cada entrega, "os trabalhadores teriam de pagar 0,49 euros por cada pizza entregue ao domicílio".

"Ora, para uma média mensal de 300 entregas, o trabalhador veria as suas ajudas de custo reduzidas em 150 euros por mês", destaca.

Ainda sem data marcada, a próxima reunião entre sindicato e Ibersol deverá decorrer já na próxima semana.

Para o sindicato, é imperioso que a empresa reveja a tabela salarial dos trabalhadores e proceda a uma "atualização justa e digna" dos salários.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt