Dez filmes de Natal, mas nem todos tradicionais

Publicado a
Atualizado a

O Pai Natal (Edmund Gwenn) emprega-se numa grande loja de Nova Iorque para substituir o funcionário que ia fazer dele, mas se embebedou, e tem que convencer da sua existência uma menina (a então jovem Natalie Wood) que não acredita nele. Esta comédia fantástica de Natal ganhou três Óscares e já teve dois remakes.

Tim Burton escreveu e produziu esta brilhante animação fotograma a fotograma e musical, em que o Rei do Halloween fica fascinado com o Natal, e tenta substituir-se ao Pai Natal, com resultados desastrosos. Danny Elfman compôs a banda sonora.

Comédia negra em que Billy Bob Thornton faz o papel de um vigarista , alcoólico e ladrão manhoso, que se emprega como Pai Natal em centros comerciais, para depois os assaltar de noite, ajudado por um co mparsa anão. Joel e Ethan Coen produziram esta fita muito pouco consentânea com o espírito de Natal.

O Pai Natal cai de um telhado na noite de Natal, fica magoado e é substituído por Scott Calvin, um homem de negócios divorciado (Tim Allen), que tem de se habituar às novas funções. O problema é que Scott começa lentamente a transformar-se no Pai Natal. Uma produção da Walt Disney.

À beira do Natal, um grupo internacional de de assaltantes toma conta do arranha-céus de uma grande companhia em Los Angeles, e faz reféns. Um polícia de Nova Iorque de visita à cidade, interpretado por Bruce Willis, enfrenta sozinho os criminosos. Este é o melhor blockbuster de acção ambientado no Natal alguma vez realizado.

Um sumptuoso musical de Natal, em Technicolor e VistaVision, Natal Branco é interpretado por Bing Crosby, Danny Kaye, Vera-Ellen e Rosemary Clooney, e passa-se numa estância de férias ameaçada de falência. As canções são de Irving Berlin, e White Christmas volta a ser a vedeta desta realização do incansável Michael Curtiz.

Esta produção inglesa, assinada por Clive Donner no início da década de 50, é geralmente considerada como uma das melhores adaptações para cinema de Um Cântico de Natal, de Charles Dickens. Alastair Sim, um grande actor britânico pouco conhecido fora de portas, interpreta Scrooge, naquele que ficou como o papel da sua carreira.

Se não é o filme de Natal por excelência, este clássico absoluto de Frank Capra anda muito lá perto. Na véspera de Natal, a personagem de James Stewart descobre o que seria a vida da sua família, e da cidadezinha onde nasceu e vive, se nunca tivesse existido. O filme não foi um sucesso quando se estreou.

Bing Crosby e Fred Astaire interpretam este musical natalício, passado numa estalagem que só abre no Natal. As canções, que incluem a imorredoira White Christmas, aqui estreada, foram todas compostas por Irving Berlin especialmente para o filme, intitulado Holiday Inn no original. Um clássico do género.

Uma família numerosíssima vai de férias para Paris no Natal e, inadvertidamente, deixa para trás o pequeno Kevin (Macaulay Culkin), que tem de se safar sozinho durante a quadra das festas. O recentemente falecido John Hughes escreveu e produziu este gigantesco sucesso, que teve mais três continuações, nenhuma à altura do original.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt