Detido suspeito do homicídio de Diana Santos, portuguesa encontrada morta em França
Foi detido no Luxemburgo um suspeito da morte de Diana Santos, que foi encontrada morta em França. De acordo com o jornal Contacto, a polícia luxemburguesa deteve Said Banhakeia, de nacionalidade marroquina, tio do homem com quem a portuguesa vivia em Diekirch, no Luxemburgo.
O homem, de 48 anos, foi detido na quinta-feira e foi hoje presente ao juiz de instrução, que decretou a prisão preventiva, de acordo com o Ministério Público. Aguarda agora julgamento na prisão de Schrassig.
Said Banhakeia é suspeito de estar envolvido no homicídio de Diana Santos, de 40 anos, cujo corpo foi encontrado desmembrado em Mont-Saint-Martin, na comuna francesa de Meurthe-et-Moselle, perto da fronteira com o Luxemburgo, a 19 de setembro.
Os resultados da autópsia do corpo da mulher não revelaram quaisquer vestígios de ferimentos de bala ou facadas ou violência sexual.
Provavelmente foi morta "nas 24 horas que antecederam a descoberta do corpo, obviamente "desmembrado em outro local", revelou o procurador François Pérain.
Diana Santos, natural do Porto, vivia no Luxemburgo há "cerca de quatro ou cinco anos", de acordo com as declarações do irmão ao Contacto.
O Ministério Público refere em comunicado, citado pelo jornal, que "a vítima tinha sido identificada por duas tatuagens", tendo a identificação sido "confirmada pela análise do ADN". "A investigação judicial luxemburguesa prossegue e numerosos controlos estão em curso", indica.
"A fim de não prejudicar a investigação em curso, o Ministério Público de Diekirch não comunicará, por enquanto, quaisquer outras informações e gostaria de salientar que qualquer pessoa que seja objeto de uma investigação ou procedimento criminal é presumida inocente até ser provada a sua culpabilidade por uma decisão final do tribunal competente", refere ainda a nota.
Na quarta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português referiu que os consulados gerais de Estrasburgo e do Luxemburgo estão a acompanhar "com especial atenção" este caso. Indicou à Lusa que o apoio que está a ser prestado pelos consulados gerais de Estrasburgo e do Luxemburgo foi "ativado na sequência de contacto da família com o Gabinete de Emergência Consular" deste ministério.
Uma marcha branca em homenagem a Diana Santos deverá realizar-se em 22 de outubro na localidade fronteiriça de Athus, na Bélgica.
Com Lusa
Notícia atualizada às 21:45