Detido aos 85 anos Manuel Charlín, o maior traficante de droga galego

Na megaoperação da polícia espanhola foram detidas 22 pessoas. Barco 2,5 toneladas de cocaína foi intercetado perto da ilha da Madeira
Publicado a
Atualizado a

Manuel Charlín, de 85 anos, famoso narcotraficante galego e líder do cartel dos "Charlínes", foi preso esta quarta-feira, juntamente com o seu filho Melchor, de 57, numa mega-operação da polícia espanhola. No total foram detidas 22 pessoas envolvidas no tráfico de cerca de 2,5 toneladas de cocaína.

Segundo a agência Efe, a embarcação que transportava os estupefacientes foi intercetada perto da ilha da Madeira mas deveria desembarcar na costa da Galiza. Quatro traficantes - dois espanhóis e dois senegaleses - foram detidos na embarcação, os outros 18 já em terra. A detenção de Manuel Charlín aconteceu na sua própria casa, em Vilanova de Arousa. A polícia chegou cerca das 11:00 da manhã e revistou toda a habitação da família.

Manuel Charlín Gama é um velho conhecido da polícia. No final dos anos 80, os Charlínes dominavam a entrada de cocaína colombiana na Europa. Em 1990, o juiz Baltasar Garzón coordenou a operação Nécora, uma das maiores ações anti-tráfico em Espanha, e apanhou-o. Charlín acabaria por ser absolvido deste caso mas, em 1999 voltou a ser detido por transportar 600 quilos de cocaína da Colômbia para Espanha. Foi condenado a 20 anos de prisão e estave nas prisões de La Lama e de Córdoba, sendo libertado em 2010. Depois disso, ainda foi acusado de abuso sexual de uma menor. A mulher, Josefa Pomares, os filhos de ambos e uma dezena de outros membros da família também já foram presos várias vezes nas últimas décadas.

Antes desta detenção, o seu nome voltou a ser notícia este devido à série televisiva Fariña, baseado no livro de Nacho Carretero que conta a vida de traficante na década de 1980. O ator Antonio Durán 'Morris' interpreta o papel principal. Numa entrevista à estação de televisão espanhola Antena 3, em abril, Charlín queixou-se de que a série exagerava muito a sua atividade mas admitiu: "As pessoas tinham dinheiro, ninguém ia para a cadeia. As pessoas viviam bem; foram bons momentos que não voltarão". A série da Antena 3 está desde o final de julho disponível na Netflix:

Entre os detidos de hoje, encontram-se outros traficantes "históricos" de Espanha, como Jacinto Santos Viñas e José Andrés Boveda Ozores, conhecido como Charly. Viñas encontrava-se em liberdade condicional, cumprindo uma pena de 28 anos por organizar o transporte de um grande carregamento de cocaína para a costa africana em 2004.

Antes disso, já tinha estado preso durante seis anos por ter sido o responsável pelo maior carregamento de haxixe (35 toneladas) apreendido na Galiza. Já Charly era um dos traficantes conhecidos da polícia que nunca tinha conseguido reunir provas suficientes para detê-lo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt