Descobertos 45 túmulos com múmias em bom estado

Uma colecção de 45 túmulos com múmias no interior em bom estado, pertencentes a vários períodos faraónicos, foi descoberta por arqueólogos egípcios a cem quilómetros do Cairo, anunciou o ministério da Cultura do Egipto.   <br />
Publicado a
Atualizado a

De acordo com o ministro da Cultura egípcio, Faruk Hosni, as tumbas foram encontradas na região de Al Fayum, numa zona arqueológica conhecida como Al Lahun, onde se encontra uma pirâmide com o mesmo nome.

Os túmulos contêm sarcófagos de madeira pintada e conservam as múmias no interior em bom estado, enroladas em ligaduras decoradas com passagens religiosas do Livro dos Mortos e cenas que representam vários deuses do antigo Egipto, como Horus e Atom.

Durante a escavação foram descobertos quatro cemitérios: o primeiro data da primeira e da segunda dinastias (2750-2649 a.C.), o segundo pertence ao chamado reino médio (2030-1660 a.C.), o terceiro e quarto situam-se no reino novo (1550-1070 a.C.) e o quarto no período tardio (724-343 a. C.).

O director da missão arqueológica, Abdelrahman Al Ayedi, indicou que nos cemitérios da primeira e segunda dinastias encontraram um túmulo quase intacto, e no seu interior todos os elementos do cerimonial funerário, bem como um sarcófago de madeira com a múmia envolta em linho.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt