Dama de Copas

Sabia que a maior parte das mulheres usa um tamanho de <i>soutien</i> errado? Para as ajudar na tarefa de escolherem o mais adequado, surgiu a Dama de Copas, com serviço personalizado e bra fitting. Aqui levam-se os <i>soutiens </i>muito a sério.
Publicado a
Atualizado a

Existe uma máxima que as mulheres sabem que deve ser cumprida: para conseguir manter um peito firme, tem de se usar um soutien bem adaptado. Mas muitas vezes não conseguimos encontrar um soutien que se adeqúe ao tamanho do peito e à largura das costas. «O problema pode não estar no seu corpo, mas no seu soutien», esta é a resposta e o lema da Dama de Copas.

A Dama de Copas não é um negócio comum. É a primeira vez que alguém em Portugal se dá ao trabalho de perceber porque é que os soutiens que estão à venda nas lojas «não servem à totalidade das mulheres». Aliás, «apenas vinte por cento do sexo feminino encontra o soutien perfeito para o seu peito e corpo», diz Inês Basek, que com Margarida Furst e João Coimbra formam a sociedade da Dama de Copas.

Primeiro, o negócio surgiu na internet, em Setembro de 2009. O sucesso foi rápido e em pouco tempo exigiu que abrissem um espaço em Lisboa, em Janeiro de 2010, e mais recentemente um outro no Porto, em Março. A aposta estava garantida: «Sabíamos que tínhamos mercado, porque não existe igual em Portugal», afirma Inês Basek.

O serviço personalizado é uma das maiores apostas da Dama de Copas. E outra das principais diferenciações é conseguir oferecer uma vasta gama de tamanhos de soutiens para todo o tipo de silhuetas. Sem pruridos, assume a missão de conseguir arranjar o soutien perfeito para cada mulher, seja qual for o seu tamanho.

Como ter uma bonita silhueta

A Damas de Copas assume-se como o único espaço em Portugal que tem tanto venda como aconselhamento de lingerie. O bra fitting, acompanhado por consultoras, especialistas em soutiens, é gratuito e pode ser feito em ambos os salões da Dama de Copas, em Lisboa e no Porto. A primeira consulta de bra fitting verifica os erros do soutien actual e as suas consequências. São tiradas as medidas e é feito o aconselhamento da escolha do tamanho e modelo certos. Também são dados conselhos de como vestir correctamente um soutien, já que «a ideia nunca foi só vender, mas também educar para a importância de se vestir um soutien correcto», indica Inês.

Nos espaços de Lisboa e do Porto a Dama de Copas distingue-se. Não são simples lojas, são salões. A decoração é art déco, com toques rétro e vintage, móveis antigos e música e decoração dos anos vinte e trinta do século XX. No fundo, o objectivo é dar a ideia de que se está numa sala de estar antiga, e colocar as clientes à vontade para as provas de bra fitting. «Noventa e nove por cento das clientes saem daqui com um tamanho diferente do que usavam», diz Inês Basek. Números que não são um exclusivo português - afinal, segundo a responsável da Dama de Copas, «oitenta por cento das mulheres do mercado internacional não usam o soutien correcto. O problema é que a maior parte das casas não tem stock suficiente para satisfazer as medidas de todas as mulheres. E nós aqui conseguimos ter um leque muito maior na oferta».

A Dama de Copas é a representante da marca britânica Panache em Portugal. Esta marca de lingerie oferece o maior leque de tamanhos de soutien: 28-44 (costas) e AA-KK (copas). «Dentro de um modelo temos setenta tamanhos», explica Inês, garantindo que assim se consegue sempre arranjar um soutien à medida da cada mulher.

Obras de engenharia

«Cada soutien da Panache é uma obra de engenharia», diz Inês, referindo que «os modelos são pensados ao mais ínfimo pormenor e testados muitas vezes durante dois ou três anos. As alças têm de ser mais finas ou mais grossas consoante o tamanho da copa, por exemplo. O objectivo é adequar o tamanho do peito à largura das costas». E todos estes pormenores são seguidos, sem se esquecerem «as tendências da moda e o glamour e feminilidade desta peça. Geralmente os tamanhos grandes vendidos no mercado são modelos simples e nada bonitos, aqui temos vários tamanhos com modelos modernos e que seguem as tendências», adianta Inês Basek.

«Temos soutiens para todas as mulheres. Para as que têm peito pequeno e querem torná-lo maior, até às que têm peito grande e querem dar-lhe o devido acompanhamento», refere Inês. Até para as mães em período de aleitamento os soutiens mais práticos «não têm de deixar de ter glamour e de serem femininos

A Dama de Copas tem também linhas específicas para noivas, que incluem corpetes, e ainda soutiens para mulheres mastectomizadas, que podem ser adaptados.

Com a chegada do Verão, os mesmos requisitos para o peito são seguidos na linha de biquínis e fatos de banho que «garantem a sustentação do peito. Um dos maiores problemas dos biquínis é que, muitas vezes, o tamanho do peito e da cueca são diferentes», salienta Inês. «Quantas mulheres compram um biquíni e uma das partes fica maior ou mais pequena?», questiona a responsável. Também para esse problema a Dama de Copas apresenta uma solução, que é vender os artigos separadamente: «Assim pode encontrar o biquíni ideal para o seu corpo.» Para além disso, os soutiens dos biquínis garantem a mesma sustentação do peito - mesmo no cai-cai - e têm cuecas que ajudam a disfarçar a barriguinha na praia. Os preços dos soutiens variam entre 40 e os 58 euros. Na colecção de biquínis, a parte de cima tem preços a partir de 56 euros e a partir de 26 euros para a cueca.

Depois do bra fitting, todas as clientes têm direito a uma ficha onde são anotados os tamanhos que experimentaram e os modelos de que mais gostaram. Assim é mais fácil escolher sempre que lá voltar. É também mais fácil para quem quiser oferecer, porque tem ali as medidas. A Dama de Copas também realiza consultas online de bra fitting e workshops que reúnem quatro a oito mulheres para uma sessão. Em Lisboa, a Dama de Copas está no primeiro andar direito do n.º 51 da Rua do Carmo; no Porto está na Rua de Santa Catarina, no n.º 375, terceiro andar. Site: http://damadecopas.pt.

Sugestões Dama de Copas

> Não deve usar o mesmo soutien mais do que dois dias seguidos para descansar os elásticos e as fibras que o compõem.

> Deve lavar os soutiens à mão; se tiver de lavá-los à máquina coloque o soutien num saco que o proteja.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt