Cristiano Ronaldo, Messi e Ribéry são os finalistas

Português tem os adversários previsíveis na luta pelo troféu de Melhor Jogador do Mundo de 2013, atribuído pela FIFA e pela France Football. Benfiquista Matic entre os finalistas ao prémio do melhor golo do ano
Publicado a
Atualizado a

Sem qualquer surpresa, foram anunciados os nomes dos três finalistas ao prémio de Melhor Jogador do ano e o capitão da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, vencedor em 2008, é um deles. Lionel Messi, o argentino do Barcelona e vencedor nos últimos quatro anos, é um dos adversários. O francês Franck Ribéry, jogador do Bayern de Munique, completa a lista final.

Esta, recorde-se, é uma das edições mais polémicas do prémio, depois do episódio em que o presidente da FIFA Joseph Blatter imitou de forma jocosa o 'comandante' Cristiano Ronaldo na Universidade de Oxford e ainda devido ao alargamento de prazo para a votação, até final de novembro, que levantou alguma contestação e suspeitas de "compensação" por parte da FIFA em relação a Ronaldo, que esteve em plano de destaque no playoff de apuramento para o Mundial, frente à Suécia, disputado depois de encerrado o prazo inicial.

Antes desse playoff, o francês Ribéry, figura do Bayern de Munique que ganhou Bundesliga, taça alemã e Liga dos Campeões na temporada passada, surgia como favorito ao prémio, nas casas de apostas. Depois do playoff para o Mundial, e alargado o prazo de votação, Cristiano Ronaldo passou a liderar as cotações. E, nos últimos dias, o argentino Lionel Messi, dominador das três primeiras edições desde que o prémio passou a ser entregue de forma unificada por FIFA e France Football, ganhou novo fôlego desde que o site Agência News publicou que seria ele de novo o vencedor.

Agora, confirmados os três finalistas, resta esperar pelo anúncio do vencedor no dia 13 de janeiro de 2014.

Também nesse dia serão anunciados os outros prémios anuais, entre eles o de melhor treinador, cujos finalistas são os já retirados Jupp Heynckes, que foi campeão europeu com o Bayern, e Alex Ferguson, mítico ex-treinador do Manchester United que abandonou após novo título inglês, além de Jurgen Klopp, atual técnico do Borussia Dortmund.

Entre os três finalistas ao prémio de melhor golo do ano está o benfiquista Nemanja Matic, pelo golo marcado ao FC Porto na Luz, para a Liga portuguesa, na época passada. Matic concorre ao Prémio Puskas com dois nomes de peso: o sueco Ibrahimovic e o brasileiro Neymar.

Para melhor futebolista feminina, as três finalistas são a brasileira Marta, a alemã Nadine Angerer e a norte-americana Abby Wambach.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt