Cotonete lança sete rádios dedicadas às presidenciais

Publicado a
Atualizado a

O site de rádios online Cotonete lançou na segunda-feira sete rádios exclusivamente para as eleições presidenciais. Para além de uma rádio generalista, com notícias, comentários e fóruns para os ouvintes, existem ainda emissões dedicadas às candidaturas de Cavaco Silva, Manuel Alegre, Mário Soares, Francisco Louçã, Jerónimo de Sousa e Garcia Pereira.

Luís Osório, director de informação da Media Capital Rádio (dona do site), explicou que se trata de "um projecto ambicioso", que pretende "fazer serviço público".

Apesar dos reduzidos custos de uma rádio online (quando comparados com os das estações tradicionais), Osório salientou que a iniciativa também implica riscos "O projecto será falhado se não ajudarmos a marcar a agenda", disse, sublinhando as dificuldades de manter "no ar", todos os dias, uma emissão dedicada só a um tema.

A rádio generalista integra noticiários a cada 20 minutos, comentários diários de Nuno Rogeiro, de Luís Osório, do publicitário Jaime Mourão Ferreira e dos jornalistas Nuno Domingues e Luís Claro. Há ainda espaços para directos, um fórum de participação telefónica e o resumo do dia. Para além disso, os debates televisivos são transmitidos em directo e está no ar uma rubrica diária de humor, a cargo de Luís Filipe Borges.

Há também a possibilidade de entrevistas aos candidatos. "Estamos a pensar nisso", disse Osório, explicando que um dos candidatos não quis ser entrevistado.

Já as rádios de cada campanha emitem discursos integrais, excertos de reuniões e notícias específicas. Embora cada candidatura deva fornecer algum material, a organização da emissão está a cargo dos jornalistas.

Todas as emissões incluem "cerca de 30% de música", referiram os responsáveis, que não descartaram a hipótese de um modelo deste género vir a ser usado em situações semelhantes. "O paradigma da rádio está a mudar", afirmou o director de multimedia da Media Capital Rádio, Carlos Marques "Antes fazia-se uma rádio para uma vida, agora é possível fazer para nichos e por um período de tempo definido."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt