Conhecer o mundo de Ziraldo

Publicado a
Atualizado a

Conhecem Ziraldo Alves Pinto? Aos 74 anos, este nativo de Caratinga, Minas Gerais, é um dos nomes históricos da banda desenhada (BD), da ilustração, do cartoon, do humor e da literatura infantil no Brasil.

Este ano, o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora homenageia Ziraldo com uma exposição, que é hoje inaugurada, às 18.00, na Galeria Municipal Artur Bual.

Ziraldo colaborou em títulos como a revista O Cruzeiro, O Jornal do Brasil e foi co-fundador e director do famoso jornal satírico O Pasquim; criou, em 1960, Turma do Pererê, a primeira revista de banda desenhada brasileira feita por um só autor e a cores totalmente produzida no Brasil; já colaborou em revistas como Penthouse, Private Eye e Mad; já ganhou prémios em todo o mundo; em 1980, lançou o livro infantil O Menino Maluquinho, que ganhou o Prémio Jabuti e tornou-se num gigantesco sucesso editorial no Brasil, sendo adaptado para o cinema, teatro, Internet, e tornado em ópera para os mais pequenos, transformando-serapidamente num símbolo do menino brasileiro.

Ilustrador abundantíssimo, Ziraldo tem os seus desenhos espalhados por todo o Brasil, desde cartazes e símbolos de campanhas, até logótipos, murais e T-shirts.

Uma das suas iniciativas mais recentes é a revista de humor Bundas, resposta satírica à publicação de social Caras, lançada com o seguinte slogan: "Quem mostrou a bunda em Caras jamais vai mostrar a cara em Bundas."

Ziraldo está presente no primeiro fim-de-semana do Amadora BD para acompanhar a exposição que lhe é dedicada, participar na conferência/debate 'A Importância dos Clássicos' e ainda em sessões de autógrafos no Fórum Luís de Camões, amanhã (às 16.00, 17.00 e 18.00) e no domingo (às 15.00 e 16.00) .|- E.B. e DIREITOS RESERVADOS (imagem)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt