Confrontos entre palestinianos e polícia israelita junto à Esplanada das Mesquitas

O complexo da Esplanada das Mesquitas, que inclui a mesquita Al-Aqsa e a Cúpula da Rocha, é o terceiro lugar sagrado do islão após Meca e Medina, na Arábia Saudita.
Publicado a
Atualizado a

A Esplanada das Mesquitas na Cidade Velha de Jerusalém foi esta manhã palco de confrontos entre a polícia israelita e palestinianos a poucas horas da celebração do Ano Novo judaico, disseram a política e testemunhas.

Os confrontos ocorrem numa altura em que aumentou a tensão na sequência da decisão do ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, na quarta-feira, de declarar ilegais dois grupos muçulmanos que entram em confrontos com visitantes judeus do local sagrado para ambas as religiões.

O complexo da Esplanada das Mesquitas, que inclui a mesquita Al-Aqsa e a Cúpula da Rocha, é o terceiro lugar sagrado do islão após Meca e Medina, na Arábia Saudita. Para os judeus, é o local do segundo Templo, destruído pelos romanos no ano 70. O muro das Lamentações, um vestígio do segundo Templo, está situado nas proximidades.

A Esplanada das Mesquitas rege-se por um 'status quo' herdado do conflito de 1967: tanto judeus quanto muçulmanos podem visitar o lugar sagrado com vista para a Cidade Velha de Jerusalém, mas os judeus não têm o direito de aí rezar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt