A Infraestruturas de Portugal (IP) esclareceu esta quinta-feira à Lusa que o abatimento da Linha do Norte observado na quarta-feira em Gaia se deveu a uma passagem hidráulica não intervencionada pelas obras a decorrer no local.."O referido abatimento ficou a dever-se a uma rotura numa Passagem Hidráulica (PH) existente no local, que não foi objeto de intervenção no âmbito da empreitada de modernização atualmente em execução", pode ler-se num esclarecimento da IP enviado à Lusa..Fonte oficial da IP adiantou que "a referida PH vai ser devidamente reparada, estando já em curso trabalhos preparatórios para esse efeito".."A solução a implementar consistirá na introdução de tubagem envolvida em betão ao longo de todo o comprimento da PH, garantindo assim a sua estabilidade", refere a mesma fonte..Um abatimento da via na Linha do Norte em Francelos, Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, condicionou a circulação ferroviária na zona de Francelos na quarta-feira, depois de na semana passada já ter sucedido um episódio semelhante numa zona próxima..A IP adiantou ainda que a limitação de velocidade de 10 quilómetros por hora (km/h) imposta quando a circulação foi reposta nos dois sentidos, pelas 13:25, foi levantada às 19:00 de quarta-feira, tendo sido "repostas as condições de circulação no local"..A Lusa aguarda ainda esclarecimentos da IP relativamente ao abatimento na via da semana passada, de maior magnitude, que causou 52 supressões de comboios e 130 atrasos, que totalizaram 7.320 minutos, segundo a CP - Comboios de Portugal..O troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia está atualmente em obras no valor de 55,3 milhões de euros, ao abrigo do programa Ferrovia 2020, que deverão concluir-se no início deste ano, disse fonte oficial da IP à Lusa no dia 04 de novembro.