Condecorações: 30 anos da Revolução dos Cravos

Publicado a
Atualizado a

Ordem da Liberdade (I)
Jorge Sampaio vai condecorar com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade o ex-presidente Ramalho Eanes e o antigo presidente do Parlamento Almeida Santos. A cerimónia vai decorrer no Pavilhão de Portugal no Parque das Nações, em Lisboa, na segunda-feira, às 18 horas.
A lista de agraciados, para assinalar os 30 anos do 25 de Abril, é longa e inclui 37 condecorações - 31 com a Ordem da Liberdade, quatro com a Ordem do Infante D. Henrique e duas com a Ordem de Mérito. Ramalho Eanes e Almeida Santos serão os únicos a receber a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Ordem da liberdade (II)
O ex-dirigente do PCP Carlos Brito e o fundador do PPD Magalhães Mota são algumas das figuras que serão agraciadas com o grau de grande oficial da Ordem da Liberdade. A lista inclui também os nomes do constitucionalista Gomes Canotilho, o ex-ministro da Justiça Menéres Pimentel, o antigo ministro António Arnaut, o fundador da CGTP Kalidás Barreto, o pintor Júlio Pomar, a médica Isabel do Carmo e a jornalista Maria Antónia Palla.

Ordem da liberdade (III)

Frei Bento Domingues, frade franciscano, Alberto Vilaça, dirigente comunista e ex-resistente antifascista, Fernanda Lopes Cardoso, mulher do ex-dirigente do PS, o jornalista Fernando Brederode dos Santos, o médico Ludgero Pinto Basto e o embaixador Humberto Alves Morgado, a bióloga Clara Barros Queirós, o arquitecto João Abel Manta, o cineasta Jorge Silva Melo recebem também o grau de grande oficial da Ordem da Liberdade. José Dias, José Manuel Rebelo Guinote, Manuel Cabeçadas Ataíde Ferreira e Vítor Silva Tavares vão receber a comenda da Ordem da Liberdade.

Estrangeiros
O Chefe de Estado vai agraciar quatro académicos estrangeiros que se dedicaram ao estudo do período de transição democrático, após a revolução do 25 de Abril de 1974. O grau de grande oficial da Ordem do Infante D. Henrique será entregue a David Goldey, Dusan Sidjansky, Hipólito de La Torre Gomes e Kenneth Maxwell.
Serão ainda distinguidos Douglas Wheeler (grande oficial da Ordem de Mérito) e Yves Leonard (comendador da Ordem do Mérito).

Instituições
Como membro honorário da Ordem da Liberdade, serão agraciadas três instituições: CIDAC (Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral), Sedes, criada em 1970, e Sociedade das Belas-Artes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt