Como se faz um filme? A magia explicada às crianças

Amanhã, na sessão das 15.00, há <em>Ponyo à Beira-Ma</em>r, de Hayao Miyazaki , na Cinemateca Júnior, casa fundada em 2007 para contar as origens e a história do cinema aos mais novos.
Publicado a
Atualizado a

Ver o mundo de pernas para o ar, através da câmara escura, conhecer os primeiros brinquedos óticos, fazer lanternas mágicas, assistir a filmes em película na sala de um antigo palácio luxuoso... Isto e muito mais é a oferta da Cinemateca Júnior, um serviço da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, vocacionado para o público infantojuvenil. Criada em setembro de 2007, numa aposta formativa de novos espectadores, continua a reforçar a oferta e o empenho nas sinergias com as escolas e famílias.

Visitar as instalações do Palácio Foz, em Lisboa, pode ser uma experiência inesquecível para os mais novos. Desde logo, a escultura de uma lua gigante que os recebe à entrada, com um foguetão cravado no olho, transporta-os para o universo da magia e dos primórdios da ficção científica, de que Georges Méliès foi pioneiro. O realizador de Viagem à Lua (1902), sobre quem Martin Scorsese fez um filme em 2012 - A Invenção de Hugo -, é uma das maiores referências da história do cinema, depois dos irmãos Lumière. Na primeira sessão do cinematógrafo, que aconteceu a 28 de dezembro de 1895, Méliès ficou fascinado com a invenção dos jovens lioneses, tendo afirmado: "Diante desse espetáculo, ficamos boquiabertos."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt