COMENTÁRIO: FC Porto vence o Sporting de Tomar e conquista Taça de Portugal

O FC Porto conquistou hoje a sua 16.ª Taça de Portugal depois de vencer, sem grandes dificuldades, o Sporting de Tomar, por 5-1, na final da prova que este fim de semana se realizou em Gondomar.
Publicado a
Atualizado a

Com esta conquista, os portistas fizeram a 'dobradinha', uma semana depois de conquistarem o título nacional, passando a liderar o 'ranking' de Taças de Portugal, mais uma do que o Benfica.

Após uma meia-final bastante polémica, com o Benfica a não comparecer no jogo em protesto, permitindo ao FC Porto chegar à final sem jogar, os 'dragões' assumiram o favoritismo, anulando por completo o Sporting de Tomar.

Depois de uma entrada muito forte dos 'dragões', que valeram dois golos madrugadores - aos dois e aos quatro minutos -, a partida tomou um rumo com maior equilíbrio, com os tomarenses sempre a tentarem repor a igualdade.

Ainda assim, a experiência dos atuais campeões nacionais acabou por ser decisiva, não permitindo à formação de Tomar surpreender o espanhol Carles Grau.

O FC Porto chegou ao golo logo aos dois minutos após um bom trabalho de Gonçalo Alves que, em contra-ataque, colocou a bola por baixo de Marco Gaspar, inaugurando o marcador.

Dois minutos depois, a equipa 'azul e branca' aumentou a vantagem com Hélder Nunes a não desperdiçar um lance de bola parada e a marcar um livre direto.

Depois disso, o encontro assumiu alguns minutos de equilíbrio, no entanto, o FC Porto voltou a recuperar o comando do jogo ainda antes do intervalo, voltando a intensificar as investidas à baliza de Marco Gaspar.

No segundo tempo manteve-se a tendência e o FC Porto acabou por conseguir aumentar a vantagem sem dificuldades por intermédio de Reinaldo Garcia, Jorge Silva e Vítor Hugo.

O Sporting de Tomar ainda conseguiu marcar o golo de ouro através de Joka, numa altura em que faltavam cinco minutos para o final, sem evitar a conquista do terceiro troféu da temporada para os 'azuis e brancos', depois da Supertaça António Livramento e do campeonato.

Jogo disputado no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

FC Porto - Sporting de Tomar,5-1.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Gonçalo Alves, 2 minutos.

2-0, Hélder Nunes, 4 (livre direto).

3-0, Reinaldo Garcia, 35.

4-0, Jorge Silva, 36.

4-1, Joka, 45.

5-1, Vítor Hugo, 49.

Sob arbitragem de Rui Torres e José Pinto, as equipas alinharam:

- FC Porto: Carles Grau, Gonçalo Alves, Hélder Nunes, Rafa e Reinaldo Garcia. Jogaram ainda: Vítor Hugo, Ton Baliu, Jorge Silva, Telmo Pinto.

Treinador: Guillem Cabestany.

- Sporting de Tomar: Marco Gaspar, Pedro Martins, Ivo Silva, João Lomba e Paulo Passos.

Jogaram ainda: Joka, Hernâni Diniz,

Treinador: Nuno Domingues.

Assistência: Cerca de 2.000 espetadores.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt