Colorado do Norte quer ser 51.º estado dos EUA

Uma dezena de condados na região noroeste do Colorado querem formar o seu próprio estado, dizendo-se prejudicados pelas decisões legislativas de Denver sobre controlo de armas, energias renováveis ou extração e exportação de gás e petróleo.
Publicado a
Atualizado a

"As nossas vozes estão a se ignoradas e a nossa forma de vida está a ser atacada", afirmou a um jornal local Sean Conway, representante do condado de Weld County, um dos que procura a secessão. Os outros são Morgan, Logan, Sedgwick, Phillips, Washington, Yuma e Kit Carson. Juntos querem formar o Colorado do Norte.

Em causa está uma série de decisões legislativas que os representantes dizem estar a prejudicar estas regiões rurais, onde a agricultura e a exploração de gás e petróleo são as principais fontes de rendimento.

Mas o caminho da secessão não é fácil: além da aprovação dos eleitores, da Assembleia Geral do Colorado e do Congresso norte-americano. Caso esse plano falhe, pode ainda haver um referendo que altere o Senado estatal, de forma a que cada um dos 64 condados tenha o seu senador que represente os seus interesses.

O último estado criado a partir de um movimento de secessão foi a Virginia Ocidental, separada da Virginia em 1863. Desde então, outras regiões fracassaram na sua tentativa de independência, como a Baixa Arizona, a cidade de Austin, em Texas, o sul da Florida ou o sul da Califórnia, entre outras, segundo o jornal 'ABC'.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt