Cofidis ajuda nas finanças pessoais

Publicado a
Atualizado a

Sabe qual é o seu índice de energia financeira? Ou seja, qual a parcela disponível do seu rendimento mensal depois de pagar todas as despesas? Medir esta disponibilidade financeira é uma das novidades do site criado pela Cofidis Portugal, o energiafinanceira.com.

Com o objectivo de responder às inúmeras preocupações dos seus clientes, esta empresa de crédito pessoal decidiu "contribuir para melhorar a gestão orçamental dos portugueses", disse em entrevista ao DN a sua directora-geral, Céline Motte.

"Este projecto nasceu para responder às necessidades dos nossos clientes", diz.

"Quem decide contratar um crédito tem de fazê-lo com reflexão e avaliar as perspectivas familiares no curto e médio prazo", acrescenta.

O site da Cofidis, lançado em Novembro, aposta na interactividade e colhe igualmente os diversos pontos de vista dos consumidores, através de um blogue existente no mesmo sítio.

"Sabemos que existe muito desconhecimento sobre conceitos financeiros muito simples, mesmo junto,por exemplo, da população universitária", adianta Céline Motte.

Este projecto da Cofidis, que faz parte do plano geral de responsabilidade social da empresa, é o primeiro do género lançado em toda a Europa. "A escolha recaiu sobre Portugal uma vez que temos aqui equipas muito inovadoras a nível do marketing e das novas tecnologias", diz a directora-geral da empresa.

Questionada sobre a responsabilidade das sociedades financeiras na concessão de crédito menos responsável, que por vezes pode conduzir a situações de sobreendividamento, Céline Motte rejeita críticas à actuação destas empresas. "Todos sabemos que o problema do sobreendividamento não tem nada que ver com crédito ao consumo, mas sim com situações de desemprego, divórcio e doença", adianta.

Nesta empresa, os seus colaboradores defendem junto dos clientes a necessidade de reportar rapidamente acidentes deste tipo que possam ocorrer na vida de quem está a pagar um empréstimo. "Não nos interessa a imagem que fica da empresa. O que importa é a realidade de cada cliente", refere.

Com o registo das preocupações dos consumidores que visitam o energiafinanceira.com (largos milhares nas primeiras semanas), a Cofidis trabalhará esse tipo de informação, "melhorando a nossa actuação no mercado", diz Céline Motte.

Para o próximo ano, esta sociedade pretende manter a liderança no mercado português do crédito ao consumo directo, ou seja, ao crédito que é atribuído através dos canais telefone e Internet, adianta a principal responsável no nosso mercado. Para tal, "vamos continuar a apostar na inovação", refere.

A Cofidis, presente há 11 anos no mercado português, foi criada em 1982, em França, e resultou de uma aliança entre a 3 Suisses Internacional e a Cetelem, sendo actualmente controlada, maioritariamente, pelo Banque Fédérative du Crédit Mutuel.

A empresa foi pioneira no conceito de crédito por telefone em França, onde possui mais de 11,5 milhões de cliente, liderando o mercado europeu mais desenvolvido neste segmento.

Além de França e de Portugal, a Cofidis está presente em mais sete países europeus: Bélgica, Espanha, Itália, República Checa, Hungria, Roménia e Eslováquia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt