O Lenovo, que comprou em 2005 o negócio de computadores pessoais (PC, na sigla em Inglês) da IBM, vendeu 13,77 milhões de máquinas de julho a setembro, o que representa uma quota de mercado de 15,7 por cento e uma subida homóloga (em relação ao mesmo período do ano anterior) de 9,8 por cento..A HP, que está em plena reestruturação, pelo contrário viu as suas vendas recuar em 16,4 por cento para 13,55 milhões de unidades, equivalentes a uma quota de mercado de 15,5 por cento..A entidade que fez o estudo, o gabinete de pesquisa Gartner, realçou que é a primeira vez desde o terceiro trimestre de 2006 que a HP não aparece no primeiro lugar desta classificação.."Além de estar a comprar outros vendedores [de computadores], a Lenovo optou por um posicionamento agressivo nos preços, em particular no mercado profissional", adiantou..Este posicionamento permitiu à Lenovo "ganhos importantes de partes de mercado nos últimos anos", onde "ultrapassou as taxas de crescimento médio em todas as regiões do mundo", acrescentou a Gartner. .Em termos gerais, o mercado mundial de PC recuou 8,3 por cento homólogos no terceiro trimestre, com 87,50 milhões de máquinas vendidas, contra 95,44 milhões um ano antes.