Chinelos transformados em arte. Para ver no Museu do Azulejo

A Havaianas desafiou o artista português Add Fuel e o resultado já está patente no Museu Nacional do Azulejo: chinelos com padrões exclusivos inspirados na zulejaria tradicional portuguesa. Os pares estão a ser leiloados - tendo como base de licitação 1500 euros - para ajudar a Casa de Acolhimento Mão Amiga.
Publicado a
Atualizado a

Dois pares de chinelos foram transformadas em obras de arte inspiradas na tradição da azulejaria nacional e vão ajudar a Casa de Acolhimento Mão Amiga. As peças, resultantes de uma parceria entre a Havaianas e o artista português Diogo Machado, mais conhecido por Add Fuel, estão já em exibição no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa. É aí que ficarão até 11 de dezembro, dia em que termina a possibilidade de os arrematar num leilão. A base de licitação para cada par é de 1500 euros, sendo que a totalidade do valor reverterá para a instituição.

Esta é uma colaboração inédita em que Add Fuel desenvolveu dois padrões exclusivos que têm como base um trabalho de pesquisa (formal e de construção) sobre azulejaria tradicional portuguesa de padrão. Foi assim que nasceram os padrões AZSLIM e AZTOP - aplicados nas tradicionais e populares Havaianas Slim e Top.

O padrão AZSLIM tem por base o clássico e delicado Padrão Camélia (com data de criação entre 1660/1680) e conta com muitos mais detalhes e elementos inesperados, tornando-se num novo padrão fluido, vibrante e igualmente elegante. Por um mero acaso que acabou por fazer todo o sentido, o padrão original sobre o qual AZTOP é baseado foi encontrado nas ruas de Lisboa, na Rua do Arco da Graça.

"O meu intuito com esta reinterpretação e desenvolvimento artístico é de transmitir algo muito mais humano - a capacidade de nos prendermos ao que é nosso, português e tradicional -, mas também explorar visualmente a capacidade tão humana de aceitamos a mudança", refere em comunicado o artista, cujo trabalho se tem caracterizado nos últimos anos pela reinterpretação da linguagem do design tradicional de azulejos.

"Esta colaboração inédita com um artista português é a nossa homenagem a um mercado onde a Havaianas tem o estatuto de love brand, o que nos deixa muito orgulhosos", afirma Olenka Ibarretxe, General Manager para o mercado Iberia na Havaianas. "O resultado final são duas obras de arte nas quais a Havaianas é parte integrante, permitindo-nos surpreender o consumidor e, ao mesmo tempo, poder apoiar uma instituição, o que torna esta iniciativa ainda mais especial", acrescenta o responsável no mesmo comunicado.

Os pares de Havaianas, únicos, podem ser vistos no Museu Nacional do Azulejo, que alberga uma coleção de referência internacional. Na exposição, está disponível um QR Code que remete para o leilão, a decorrer até 11 de dezembro na página de Instagram de Add Fuel.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt