Casamento gay aprovado na Inglaterra e Gales
A expectativa é de que o primeiro casamento seja celebrado em meados de 2014, como estabelece a legislação.
"Tenho de informar a câmara que, de acordo com o consentimento real de 1967, sua majestade colocou a sua assinatura na lei do casamento (entre pessoas do mesmo sexo)", declarou Bercow, entre gritos de alegria dos deputados.
A lei recebeu a assinatura real após a câmara dos lordes (câmara alta) aprovar, na segunda-feira, a legislação, e depois de obter a aprovação na câmara dos comuns (câmara baixa) na noite de terça-feira, por mera formalidade, do texto enviado pelos seus pares.
Esta lei foi impulsionada pelo Governo britânico, formado pelos conservadores e liberais-democratas.
Ainda que tenha entrado em vigor, o texto legislativo - aprovado na sua terceira versão - estabelece que os casamentos não serão celebrados na Inglaterra e em Gales (Irlanda do Norte e Escócia tem seus próprios parlamentos) até ao verão de 2014.
A lei incluiu a proibição por parte das igrejas da Inglaterra e Gales de celebrar casamentos de pessoas do mesmo sexo sem a permissão expressa do Governo britânico.
Desde 2005, os casais homossexuais podem celebrar uniões civis em notários, assegurando direitos e deveres sem estarem casados.