Breivik tinha uma namorada na capital da Bielorrússia

Publicado a
Atualizado a

viagens. O autor da chacina de Oslo deslocou-se com alguma frequência à Bielorrússia, possivelmente com passaporte falso, visitando várias parte do país e a sua capital, Minsk, onde teria uma namorada ou, pelo menos, manteria contactos com uma pessoa do sexo feminino.

A revelação surgiu na edição de ontem do tablóide norueguês Vergens Gang (VG), que cita Mikhail Resjetnikov, dirigente de um partido da oposição. Resjetnikov cita por sua vez fontes dos serviços de segurança do seu país, e poderá ter recebido treino militar numa base que o oposição bielorruso classifica como "secreta".

O que se sabe de certeza é que Breivik esteve em Minsk na Primavera e no manifesto cita várias deslocações à Bielorrússia e contactos com a população local. Anteriormente, estivera no país em Março de 2005, segundo declarações dos serviços de fronteiras da Bielorrúsia ao VG, alegadamente para visitar "túmulos vikings".

No seu manifesto, Breivik acusa o Governo de Minsk de ter forçado a população a consumir alimentos contaminados, devido ao acidente de Chernobil em 1986.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt