Braga abre Liga com vitória sobre o Portimonense (3-1)

No jogo de abertura do campeonato de 2010/11, o vice-campeão Sp. Braga mostrou que mantém as credenciais e venceu, por 3-1, o Portimonense (que volta à Liga, 20 anos depois). Marcaram Matheus, Paulo César, Salino, para os minhotos, e Elias, para os algarvios.<br />
Publicado a
Atualizado a

Crónica do jogo:
A Liga 2010/11 abriu com uma prova de vitalidade. O Sporting de Braga, vice-campeão da época passada, mostrou que mantém as qualidades intactas e derrotou o Portimonense, por 3-1, esta sexta-feira, no jogo inaugural da prova.

O prólogo da Liga 2010/11 teve um número de golos acima da média (quatro) e um Portimonense apostado em mostrar que o regresso ao principal campeonato, 20 anos depois, não é fruto do acaso. Por diversas vezes, os algarvios puseram à prova Felipe, guardião do Braga. Mas também denunciaram a fragilidade defensiva que redundou nos golos minhotos. Quanto ao Braga, continua rigoroso, eficaz e bem delineado. E conta com a magia brasileira (Matheus, Alan, Paulo César, Salino) para resolver os jogos.

No jogo desta sexta-feira, tudo parecia sentenciado na 1.ª parte, quando Matheus adiantou os bracarenses (ao minuto 28) e Paulo César aumentou a vantagem (2-0 sobre o intervalo). Mas o Portimonense ainda reagiu. E reduziu à entrada do 2.º tempo (minuto 54) numa cabeçada de Elias. A partir daí, o Braga entrou em gestão da posse da bola (e do esforço, porque na próxima quarta-feira há jogo com o Sevilha, para o play-off de acesso à Champions). Mas ainda marcou o terceiro, num belo remate cruzado de Salino (84').

Resultado final? 3-1 e um Sporting de Braga ambicioso que (à falta de outras partidas realizadas) já é o líder provisório da 1.ª Liga.


Filme do jogo:
- Final do jogo: 3-1. O encontro chegou ao fim com uma justa vitória do Sporting de Braga. A equipa minhota foi mais mandona e eficaz, antes um Portimonense atrevido, mas frágil na defesa.

- Golo do Braga, que aumenta para 3-1 e, praticamente, "mata" o jogo, ao minuto 84. Foi Leandro Salino a resolver, com um remate cruzado, quando se encontrava descaído sobre o lado direito do ataque minhoto (após receber um passe de Alan).

- Ao minuto 81, Domingos decide refrescar o ataque do Sp. Braga, trocando Matheus (o autor do primeiro golo da 1.ª Liga 2010/11) por Élton.

- Aos 72', o Portimonense mete em campo mais um desiquilibrador, Pedro Moita, que entra para o lugar de Elias. Por esta altura, os algarvios continuam a tentar incomodar os minhotos, que procuram gerir a posse da bola, longe da sua baliza.

- Até meados da segunda parte, assiste-se a um jogo vivo e aberto em Braga. O Portimonense não de dá por vencido e vai pondo em sentido a defesa minhota. Aos 67, Pires estava isolado diante de Felipe, mas quando lhe chegou a bola, tentou rematar de primeira... e correu mal.

- Ao minuto 57, Domingos mexeu pela primeira vez na equipa do Braga. Saiu Lima e entrou Luís Aguiar. O uruguaio foi um dos últimos reforços dos minhotos, voltando a ser emprestado ao clube pelo Dínamo de Moscovo.

- Golo do Portimonense, que reduz a desvantagem para 2-1, aos 54'. Peña cobrou um livre da esquerda e Elias desviou de cabeça, sem hipóteses para Felipe. O médio brasileiro faz o primeiro golo dos algarvios na 1.ª Liga, após 20 anos de ausência.

- O Portimonense entrou na segunda parte a tentar recuperar da desvantagem. E Litos mexeu na equipa: saiu Pedro Moreira e entra Peña (45') e entrou Pires para o lugar de Kadi (56'). Apesar disso, foi o Braga a criar perigo... mas Elderson não conseguiu desviar um cruzamento da esquerda de Matheus (47').

- Ao intervalo, um golo de Matheus e outro de Paulo César vão dando vantagem esta sexta-feira ao Sporting de Braga, que apadrinha, em Braga, o regresso, 20 anos depois, do Portimonense à I Divisão, no arranque da edição de 2010/2011 da Liga portuguesa de futebol. A maior eficácia, experiência e qualidade dos donos da casa permite-lhes liderar o marcador no final dos primeiros 45 minutos, perante um adversário, algarvio, treinado por Litos, que já podia ter marcado no Minho. Felipe, guarda-redes brasileiro, tem-se exibido a grande nível na baliza dos bracarenses e já negou, por duas vezes, o golo aos forasteiros.

- Aos 40 minutos, nova grande defesa de Felipe, no seguimento de um cabeceamento de um adversário.

- Aos 37 minutos, Felipe, com uma defesa atenta, impede o Portimonense de chegar ao golo na marcação de um pontapé livre.

- O Sporting de Braga atinge os 30 minutos a ganhar por 1-0, golo de Matheus.

- Aos 28 minutos, Matheus, de cabeça, após livre da direita marcado por Ala, faz o primeiro golo na Liga 2010/2011 e coloca o Sporting de Braga a vencer, em casa, o Portimonense, por 1-0.

- Após os primeiros 15 minutos de jogo, subsiste o empate sem golos. O Sporting de Braga está, naturalmente, mais pressionante, mas o Portimonense também já podia ter marcado.

- Sporting de Braga tem-se revelado mais acutilante nos primeiros 15 minutos, tem tido mais bola e tem-se acercado por mais vezes da baliza do Portimonense. Rodríguez, defesa-central, esteve perto de abrir o activo para os donos da casa instantes volvidos após o apito inicial de Carlos Xistra, árbitro da Associação de Futebol de Castelo Branco. Mas o Portimonense, de regresso ao primeiro escalão do futebol português 20 anos depois, está a dar uma boa réplica ao adversário e até já podia ter marcado ao minuto sete, na sequência de um remate de fora da grande área desferido por Elias.

- Depois de mais um remate dos algarvios, Lima, do Sporting de Braga, remata ao lado à passagem do minuto nove.

- Elias, aos sete minutos, quase inaugura o marcador para o Portimonense.

- Rodríguez, central bracarense, já ameaçou com um cabeceamento à baliza de Pedro Silva, nos instantes iniciais da partida.

- Vice-campeões, treinados por Domingos, recebem em Braga os recém-promovidos algarvios com uma novidade na baliza, o brasileiro Felipe, no arranque da época 2010/2011. 

- As equipas juntam-se no relvado para unirem forças.

- Sporting de Braga: Felipe; Miguel Garcia, Rodríguez, Moisés e Elderson; Vandinho, Salino e Alan; Matheus, Paulo César e Lima.

- Portimonense: Pedro Silva; Ricardo Pessoa, André Pinto, Di Fábio e Nilson; Jumisse, Elias e Pedro Moreira; Helder Pelembe, Ivanildo e Calvin Kadi.

- No onze do Sporting de Braga há a registar a estreia de Felipe e ainda a inclusão de dois reforços; Elderson e Lima. Nos visitantes, Elias, Ivanildo e André Pinto são excepções às muitas novidades.

- Lançamento do jogo:

- É com expectativa que se regista o início da Liga e logo com um jogo que tem como interveniente o Sporting de Braga, que na última época foi vice-campeão nacional. Conseguirá a equipa de Domingos repetir a façanha em 2010/2011? Tem a palavra, para já, o Portimonense de Litos, com muitos nomes desconhecidos no seu plantel.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt